Filosofia de Vida
FILOSOFIA DE VIDA

Um nocaute na homofobia e na depressão

Ator e influenciador, Daylon Martineli usa o boxe para superar o preconceito e as agressões sofridas por sua opção sexual.


Daylon Martineli

Daylon Martineli Foto: MF Press Global

Em plena terceira década do século XXI, o preconceito contra os homossexuais ainda é algo muito comum. Para superar o preconceito e tantos ataques sofridos são necessários uma boa dose de preparo, tanto físico quanto emocional.

Tais ataques podem ferir a alma, além de causar profundos estragos no corpo e no espírito. Vítima destas situações, o ator, cantor e influenciador Daylon Martineli revela que, para vencer essa situação, usa as aulas de defesa pessoal como uma grande aliada. "Por usar a bandeira LGBTQIA+ nas redes sociais, sou constantemente atacado com críticas homofóbicas". Para piorar, as agressões provocaram tantos efeitos pesados sobre o jovem que até o levaram a uma profunda depressão.

Para reverter este quadro, Daylon resolveu se dedicar às aulas de boxe: "Praticar este tipo de luta para garantir minha defesa pessoal foi a forma encontrada para que eu pudesse me restabelecer e começar uma nova fase da minha vida. Estava sofrendo tanto que eu nutria a angústia de mais uma vítima da violência causada pela homofobia", recorda.

Diante de tantos ataques, ele revela que começou a fazer aulas com um personal especializado. "Isso foi fundamental para recuperar minha disciplina, confiança e preparo físico. Foi o primeiro contato que tive de fato com a prática esportiva. Antes disso, já havia feito apenas dança antes, em uma escola de atores, mas apenas para atuar no teatro musical e nada além disso", destaca.

Por outro lado, é importante observar que as aulas de defesa social requerem uma série de fatores, e não é tão simples quanto parece, reforça Daylon: "Naquele primeiro momento, aprendi os passos lentos, o déby, direto, o caminhar no ringue, as posições de boxe, a movimentação lateral, saída e entrada de golpe, a pular corda, dentre outros aspectos". Ele detalha ainda que atualmente pratica o boxe todos os dias, com uma carga horária de duas horas diárias, e que tais aulas o ajudaram a curar plenamente todos os distúrbios psicológicos que enfrentou.

O segredo de tudo isso? A endorfina.

Ao conversar com seu médico, o ator pôde estudar e entender a razão da melhora do seu humor: o hormônio chamado endorfina. Hoje, ao pesquisar mais sobre o assunto, o jovem ator pôde entender como os efeitos dela foram primordiais para sua recuperação.

"A endorfina liberada com a atividade física é o hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e relaxamento. As catecolaminas são responsáveis pelo aumento da taxa metabólica, liberando glicose e ácidos graxos no sangue", explica.

"Recuperado e renovado", Daylon Martineli acredita que sua superação "é um exemplo de que a arte e o esporte transforma, transborda, e renova", finaliza

Fonte: MF Press Global

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é psicanalista, jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa (número: 1625BR) , associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC. Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia: 10381444. Registro FENAJ: 0035228/RJ. Registro Internacional: BR16791. Como jornalista tem o recorde mundial na criação de personagens e colabora com inúmeras colunas no Brasil, Portugal e em Angola. Possui jornais em Portugal e é correspondente jornalístico internacional. Como escritor possui 9 livros. No meio acadêmico, além de jornalista é bacharelado em Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA. Possuí especialização pós universitária em Neurociência na Universidade de Harvard, nos EUA, pós universitário em neurociência pela Faveni no Brasil, Psicanalista e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e SBPC, mestre em Psicanálise, especialização em psicopedagogia, neurociência em cognição e comportamento humano, todos pelo Instituto Gaio da Unesco, especialização em neuroplasticidade na Brain Academy de Bruxelas, pós universitário em neuropsicologia na Cognos em Portugal, especialização em nutrição clínica, gestão de hora e riscos psicossociais pela Traininghouse em Portugal, Idealismo filosófico e visões do mundo - Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva - Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida - PUC RS, Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia; IP:10381444, Registro FENAJ: 0035228/RJ, Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791, Membro Mensa número: 1625BR. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra, seu QI de 99 está entre os maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete