Filosofia de Vida
FILOSOFIA DE VIDA

Os sete defeitos por trás de uma pessoa teimosa

O filósofo entende a teimosia como um defeito e aponta sete características encontradas em indivíduos teimosos


Fabiano Abreu

Fabiano Abreu Foto: Divulgação

Se sentir mais experiente, mais inteligente e mais esperto. Esses são alguns dos atributos mais encontradas em pessoas teimosas. Caracterizada pelo apego obstinado das próprias ideias e gostos, a teimosia pode pode atingir algumas pessoas mais do que outras e inclusive, abalar as relações interpessoais.

Na concepção do escritor e filósofo Fabiano de Abreu a teimosia é "sinônimo" de ignorância, mas isso não quer dizer que a ignorância seja a mesma coisa que a burrice. "Burrice é a qualidade ou a condição daquele que demonstra ser pouco inteligente e o ignorante é aquele que ignora, que não tem ou não busca conhecimento. O teimoso pode ser inteligente ou pode ser burro, mas não deixará de ser ignorante, pois ignora o essencial, que é a humildade de saber escutar para poder chegar a um raciocínio lógico comum dentro de uma razão", aponta.

O filósofo entende a teimosia como um defeito e aponta sete características encontradas em indivíduos teimosos:

1. Soberba

Falta de flexibilidade. Não estar disponível nem disposto a ser flexível e avaliar as opiniões.

2. Insegurança

Receio de estar errado, confirmando assim uma própria certeza sem avaliar outras possíveis certezas e assim chegar a um denominador comum.

3. Tornar-se egoísta

Acha que detém a razão. Não está aberto e centraliza somente em si mesmo a condição da sua certeza.

4. Falta de humildade

Não averigua a opinião alheia para chegar a uma conclusão. Ter humildade não é baixar a cabeça nem ser gentil. Ter humildade é saber escutar os outros. É entender que não somos melhores do que ninguém e também podemos errar. O humilde tende a ser mais inteligente, pois aprende mais com os outros e costuma ser observador. Absorve mais conhecimento por meio dessas qualidades.

5 . Falta de autoconhecimento

A garantia da solução vem da segurança de perceber a capacidade de manobra. Quando conhecemos a nós mesmos, temos a segurança de saber errar e ter a humildade de reconhecer o erro. O Autoconhecimento revela a autossuficiência pela certeza da capacidade e competência.

6. Manipulador e autoritário

Tenta manipular para que sua certeza seja única e soberana sobre o tema e não aceita opiniões contrárias, tentando assim convencer com a autoridade.

7. Ira

Quando encurralado, se sente com raiva.

Biografia 

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro 'Viver Pode Não Ser Tão Ruim' no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Atualmente trabalha no seu novo livro 'Filosofando a Imprensa', um novo conceito de imprensa vinculado a filosofia. Fabiano criou o grupo 'Ponto Final' e junto a neuropsicóloga brasileira Roselene Espirito Santo Wagner e a arqueóloga portuguesa especialista em humanas Joana Freitas, avalia e aprimora seus estudos baseado em suas teorias. 

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é psicanalista, jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa (número: 1625BR) , associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC. Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia: 10381444. Registro FENAJ: 0035228/RJ. Registro Internacional: BR16791. Como jornalista tem o recorde mundial na criação de personagens e colabora com inúmeras colunas no Brasil, Portugal e em Angola. Possui jornais em Portugal e é correspondente jornalístico internacional. Como escritor possui 9 livros. No meio acadêmico, além de jornalista é bacharelado em Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA. Possuí especialização pós universitária em Neurociência na Universidade de Harvard, nos EUA, pós universitário em neurociência pela Faveni no Brasil, Psicanalista e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e SBPC, mestre em Psicanálise, especialização em psicopedagogia, neurociência em cognição e comportamento humano, todos pelo Instituto Gaio da Unesco, especialização em neuroplasticidade na Brain Academy de Bruxelas, pós universitário em neuropsicologia na Cognos em Portugal, especialização em nutrição clínica, gestão de hora e riscos psicossociais pela Traininghouse em Portugal, Idealismo filosófico e visões do mundo - Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva - Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida - PUC RS, Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia; IP:10381444, Registro FENAJ: 0035228/RJ, Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791, Membro Mensa número: 1625BR. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra, seu QI de 99 está entre os maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete