Filosofia de Vida

Os sete defeitos por trás de uma pessoa teimosa


Fabiano Abreu

Fabiano Abreu Foto: Divulgação

Se sentir mais experiente, mais inteligente e mais esperto. Esses são alguns dos atributos mais encontradas em pessoas teimosas. Caracterizada pelo apego obstinado das próprias ideias e gostos, a teimosia pode pode atingir algumas pessoas mais do que outras e inclusive, abalar as relações interpessoais.

Na concepção do escritor e filósofo Fabiano de Abreu a teimosia é "sinônimo" de ignorância, mas isso não quer dizer que a ignorância seja a mesma coisa que a burrice. "Burrice é a qualidade ou a condição daquele que demonstra ser pouco inteligente e o ignorante é aquele que ignora, que não tem ou não busca conhecimento. O teimoso pode ser inteligente ou pode ser burro, mas não deixará de ser ignorante, pois ignora o essencial, que é a humildade de saber escutar para poder chegar a um raciocínio lógico comum dentro de uma razão", aponta.

O filósofo entende a teimosia como um defeito e aponta sete características encontradas em indivíduos teimosos:

1. Soberba

Falta de flexibilidade. Não estar disponível nem disposto a ser flexível e avaliar as opiniões.

2. Insegurança

Receio de estar errado, confirmando assim uma própria certeza sem avaliar outras possíveis certezas e assim chegar a um denominador comum.

3. Tornar-se egoísta

Acha que detém a razão. Não está aberto e centraliza somente em si mesmo a condição da sua certeza.

4. Falta de humildade

Não averigua a opinião alheia para chegar a uma conclusão. Ter humildade não é baixar a cabeça nem ser gentil. Ter humildade é saber escutar os outros. É entender que não somos melhores do que ninguém e também podemos errar. O humilde tende a ser mais inteligente, pois aprende mais com os outros e costuma ser observador. Absorve mais conhecimento por meio dessas qualidades.

5 . Falta de autoconhecimento

A garantia da solução vem da segurança de perceber a capacidade de manobra. Quando conhecemos a nós mesmos, temos a segurança de saber errar e ter a humildade de reconhecer o erro. O Autoconhecimento revela a autossuficiência pela certeza da capacidade e competência.

6. Manipulador e autoritário

Tenta manipular para que sua certeza seja única e soberana sobre o tema e não aceita opiniões contrárias, tentando assim convencer com a autoridade.

7. Ira

Quando encurralado, se sente com raiva.

Biografia 

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro 'Viver Pode Não Ser Tão Ruim' no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Atualmente trabalha no seu novo livro 'Filosofando a Imprensa', um novo conceito de imprensa vinculado a filosofia. Fabiano criou o grupo 'Ponto Final' e junto a neuropsicóloga brasileira Roselene Espirito Santo Wagner e a arqueóloga portuguesa especialista em humanas Joana Freitas, avalia e aprimora seus estudos baseado em suas teorias. 

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
Próxima notícia

Dê sua opinião: