Desenvolvimento

Uva no sertão do Piauí

Em 2003, ajudamos na implementação de projetos de fruticultura irrigada no sertão do Piauí


Produção de uva no sertão nordestino

Produção de uva no sertão nordestino Foto: Reprodução

Quando assumimos a presidência nacional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), em maio de 2003, a companhia estava com três anos de existência no Piauí e dois anos do início de dois projetos piloto de fruticultura irrigada: um em Santa Rosa do Piauí e outro em São João do Piauí.

O primeiro em uma área comprada pela empresa e o outro em uma área cedida pela diretoria do assentamento Marrecas, de propriedade do Movimento dos Sem Terras, o MST, em parceria com o INCRA.

O Dr. Hildo Diniz, primeiro Superintendente da Codevasf no vale do Parnaíba, “cabra” experiente no vale do São Francisco, foi o idealizador e implantador dos dois projetos piloto, e foi o gestor fundamental para o sucesso desses projetos. Nós demos um impulso maior aos dois projetos piloto. O do assentamento marrecas prosperou mais, especialmente a irrigação da fruticultura, com destaque à uva. Entre 2003 e 2005 foram plantados mais quatro hectares de uva. Deu certo. 

Em 2009, foram plantados mais dois hectares e uma tarefa de uva. Com os festivais da uva em São João do Piauí, tendo a então primeira dama, Rejane Dias, como madrinha e pioneira, deu mais visibilidade e maior impulso ao projeto. Temos a satisfação de informar que foi este projeto piloto experimental (somados aos demais 87 ha de fruticultura irrigada no assentamento Marrecas) que deu origem à elaboração e execução de um grande projeto de 1.000 ha de fruticultura irrigada em fase de conclusão, numa parceria do Governo do Estado com a Codevasf.

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Francisco Guedes

Francisco Guedes

Francisco Guedes é Engenheiro Agrônomo (UFPI), Mestre em Botânica (UFRPE) e especialista em desenvolvimento regional sustentável, em tecnologias para a agropecuária do semiárido e em direito administrativo. Membro da academia de Ciências do Piauí. Pesquisador da Embrapa. Atualmente Diretor-Geral do Emater-PI.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete