Desenvolvimento

Orgulho de ter participado da proposta de criação do Parque Serra das Confusões

Ação visou proteger área com potencial de preservação ambiental

Terça - 27/08/2019 às 11:27



Foto: Parque Nacional Serra das Confusões
Parque Nacional Serra das Confusões

O Parque Nacional Serra das Confusões,  tem aproximadamente 560.000 hectares e fica localizado na área geopolítica dos municípios de Cocal e Guaribas (Microrregião dos Altos Piauí e Canindé) e Santa Luz e Cristino Castro (Micro Região do Médio Gurguéia), no estado do Piauí. A serra das Confusões é uma das áreas mais belas do Brasil, com enorme potencial ecoturístico, científico e cultural, em razão de sua extraordinária diversidade de flora e fauna típicas; cavernas e sítios arqueológicos com inscrições e pinturas rupestres e monumentos naturais de rara beleza cênica. Foi observando este verdadeiro museu vivo ser ameaçado que se fez necessária a criação do Parque. O processo de desmatamento de imensas áreas devolutas da União para o extrativismo da madeira branca da caatinga arbórea já está bastante adiantado, podendo comprometer os recursos hídricos do Piauí, com a erosão e assoreamento. A caça predatória de animais silvestres é intensa, inclusive com a matança indiscriminada daqueles ameaçados de extinção, como o tatu-canastra, a onça pintada e o veado campeiro. A destruição dos sítios arqueológicos com pichações de vândalos e ação do cupim é avassaladora.

Em agosto de 1997 participei da equipe de expedição que elaborou a proposta de criação do Parque.

Assim, a diversidade ecológica da área da serra das Confusões, o habitat de espécies raras, a pouca intensidade de ação antrópica, área suficiente com ausência de usos conflitantes, monumentos naturais de rara beleza e gravuras rupestres impuseram-se como medidas para a criação do Parque, hoje, protegido.

Siga nas redes sociais
Francisco Guedes

Francisco Guedes

Francisco Guedes é Engenheiro Agrônomo (UFPI), Mestre em Botânica (UFRPE) e especialista em desenvolvimento regional sustentável, em tecnologias para a agropecuária do semiárido e em direito administrativo. Membro da academia de Ciências do Piauí. Pesquisador da Embrapa. Atualmente Diretor-Geral do Emater-PI.

Compartilhe essa notícia: