Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Inovação: Intrépidos inglesinhos

Confira as novidades do mundo automobilistico

Daniel Dias - Agência AutoMotrix

Sábado - 12/10/2019 às 14:27



Foto: Divulgação Mini Clubman
Mini Clubman

Intrépidos inglesinhos
O novo Mini Clubman poderá ser visto acelerando pelas ruas do país em breve. A Mini Brasil confirma a chegada do modelo ao mercado nacional para o último trimestre deste ano. Com um design renovado e moderno, mas mantendo o estilo retrô, aliado a equipamentos inovadores e tecnologia de conectividade, o novo Clubman se destaca como um veículo de estilo singular. Novos detalhes no exterior e interior, bem como os mais recentes dispositivos digitais, tornam o novo Clubman um modelo familiar sofisticado e único em sua categoria. 

Mini SE elétrico

 A data de lançamento do mais novo integrante da gama de veículos da Mini disponível no país, o preço e as especificações técnicas serão divulgados em breve. Enquanto isso, o Cooper SE, o 100% elétrico da gama, encarou os desafios da Transfagarasan pelas montanhas dos Carpatos, na Romênia. Considerada difícil para veículos com motores convencionais, a estrada com subidas e descidas espetaculares e uma das mais belas paisagens naturais da Europa foi superada sema maiores dificuldades pelo novo “carrinho” elétrico.
direção remota da FordMotorista à distância

A Ford fez a primeira demonstração de direção remota usando uma rede 5G na Ásia durante a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing. O teste, feito em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China, Datang e China Telecom, foi transmitido ao vivo durante o evento. O objetivo foi analisar o desempenho da tecnologia que terá um papel central para o futuro avanço da conectividade e da automatização, segurança e mobilidade no trânsito. O modelo usado na demonstração foi um Lincoln MKZ Hybrid, com plataforma de direção autônoma adaptada para recepção de sinais 5G. 

As equipes de pesquisa e desenvolvimento e de veículos autônomos da Ford na China fizeram um trabalho intenso para concluir a sua integração e calibração em um curto espaço de tempo. O veículo localizado em Xiantao Big Data Village foi controlado por meio dos sinais transmitidos da sala de operações da Smart Expo, a três quilômetros de distância, via comunicação 5G. O motorista usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar remotamente as suas funções de direção, aceleração e frenagem. Por segurança, um motorista viajou na cabine para assumir a direção em caso de necessidade.
 Ferrari SUV PurosangueMundo que muda

Maior “heresia” que o surgimento do Cayenne em meio aos tradicionais esportivos da Porsche e seguindo os passos de Bentley, Lamborghini, Rolls-Royce e Aston Martin, a Ferrari está desenvolvendo seu primeiro SUV, que deve chegar ao mercado em 2022. A Casa de Maranello adiou o projeto em dois anos porque está buscando ter a maior potência da categoria em seu primeiro utilitário esportivo, marca mantida atualmente pelo Jeep Grand Cherokee Trackhawk, de 707 cavalos. 

O projeto ferrarista, mantido em total segredo, está sendo chamado de Purosangue. “Acho que encontramos um conceito e um pacote que são de um lado um SUV real e convenceremos os clientes a comprá-lo, mas, por outro lado, há uma enorme diferenciação de conceito em relação aos SUVs existentes”, diz Michael Leiters, diretor técnico da fabricante. No total, não menos que quinze novos modelos da Ferrari devem ser lançados até 2023, em duas categorias: supercarros com motor central e vários em estilo GT com motor dianteiro, incluindo o Purosangue. Ainda não se sabe se o SUV será equipado com motor V6, V8 e V12, híbrido ou outra coisa, embora uma opção totalmente elétrica pareça estar fora de questão.
Volkswagen T-Cross exportado para o MéxicoRumo ao México

Lançado em fevereiro deste ano, o T-Cross, começará a ser exportado neste mês para o México pela Volkswagen nas versões Trendline, Comfortline e Highline, com motor 1.6 MPI com câmbio automático ou manual. “O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil. Ele foi fabricado a partir de uma plataforma global com tecnologia de ponta e chegará ao México para fortalecer e ampliar ainda mais a presença da marca nesse mercado importante da América Latina. 

Até o fim do ano, nossa expectativa é de embarcar para o México cerca de 6 mil unidades do modelo, que já começaram a ser exportadas para os principais mercados latino-americanos e, em 2020, chegarão também à África, totalizando cinquenta países”, revela Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Além do TCross, o México já importa outros modelos da marca fabricadas no Brasil, como a Saveiro e o Gol. Desde julho deste ano, passou a receber também o Virtus.

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: