Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Ampliação e sustentabilidade

Confira as novidades do mundo automobilístico

Daniel Dias

Terça - 05/11/2019 às 05:54



Foto: Divulgação Ampliação da fábrica de motores da General Motors em Joinville
Ampliação da fábrica de motores da General Motors em Joinville

Com investimento de R$ 1,9 bilhão em tecnologias e edificações, a nova linha de motores da fábrica da General Motors de Joinville (SC) foi inaugurada em outubro. A cerimônia marcou também a entrega da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade. “A fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação. Isso foi viabilizado com os investimentos recentes”, comemora Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul.

 Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de água, ar comprimido, energia e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes quanto na linha de montagem de motores. 

A unidade produz o motor 1.0 turbo e aspirado de três cilindros dos novos Onix e Onix Plus (antigo Prisma) feitos em Gravataí (RS). A fábrica de Joinville conta com noventa robôs operando um sistema integrado e inteligente no qual todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade. Com a nova linha, a capacidade produtiva da unidade passa de 174 mil motores por ano para 410 mil.
Lexus LF-30 ElectrifiedSalto na eletrificação
A Lexus apresentou no Salão de Tóquio sua visão “Lexus Electrified” para a próxima geração de veículos eletrificados. A principal atração na mostra foi a estreia do conceito LF-30 Electrified. Desde o lançamento do RX 400h, em 2005, a Lexus foi pioneira em tecnologias de eletrificação, como a engrenagem de redução de dois estágios e o sistema híbrido de vários estágios.

 A tecnologia “Lexus Electrified” permite o controle integrado do “powertrain”, da direção, da suspensão e dos freios, obtendo o potencial máximo de controle do motor em alta tensão. Tendo como base o conceito de direção autônoma “Lexus Teammate”, o LF-30 Electrified tem funções avançadas de suporte à direção com os modos Chauffeur e Guardian. Os ocupantes podem desfrutar do conforto e da tranquilidade durante a condução autônoma com a utilização de tecnologia de controle avançado de postura. 

Além disso, com uma função de estacionamento automático e outra de recolhimento da porta da frente, o LF-30 Electrified – com estilo futurista – se move autonomamente dentro de uma garagem de edifício, por exemplo.

Fonte: Agência AutoMotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: