Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governadora decreta medidas para combater nova onda de Covid-19 no Piauí

Uso de máscara e cartão de vacina será exigido para acessos a repartições públicas; governo vai estimular vacinação da população

Por Luiz Brandão

Quinta - 21/07/2022 às 22:32



Foto: Paulo Barros/CCOM A governadora Regina Sousa com o secretário Antônio Neto
A governadora Regina Sousa com o secretário Antônio Neto

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), assinou na tarde desta quinta-feira (21), decreto com novas recomendações para enfrentamento ao novo coronavírus, que voltou a infectar muitas pessoas e preocupar as autoridades. A nova onda de infecções tem causado aumento do número de mortes pela Covid-19 no estado.

O secretário de Estado de Governo, Antônio Neto, explicou que o Comitê de Operações Emergenciais, órgão ligado à Secretaria de Saúde, emitiu uma nota técnica na quarta-feira (29) no final da tarde, com as novas recomendações para combater a nova onda da Covid-19 no estado.

A nota foi encaminhada à Secretaria de Governo e serviu de subsídio, de fundamento para o decreto assinado pela governadora, que ficou bastante preocupada com os novos dados da Covid-19 no Piauí. 

"A governadora participou da reunião do COE, ontem, e os números apresentados, o diagnóstico que o COE fez em relação à situação da Covid-19 no estado nos leva a uma situação de alerta. Não é de pânico, não é de desespero, mas uma situação que exige das autoridades, principalmente do Governo do Estado, medidas importantes para que a gente possa conter essa nova ofensiva da Covid que está recomeçando aqui no nosso estado", afirmou Antônio Neto.

De acordo com o secretário, a nota técnica encaminha algumas recomendações importantes, como a atenção redobrada em relação às escolas, às crianças. "Há um protocolo, o de nº 001/2021, que estabelecia essa convivência das crianças nas escolas. O protocolo deve ser reforçado com algumas outras medidas, com mais cuidado em relação a isso", explicou o secretário.

A nota técnica do COE encaminha a exigência para que as pessoas ao adentrarem nas repartições públicas apresentem o comprovante de vacina expedido pelo Programa Nacional de Imunização com até a quarta dose ou obedecendo à faixa etária, porque de acordo com a faixa etária tem a exigência.

O secretário de Governo, Antônio Neto mostrou-se muito preocupado com o aumento significativo dos casos de Covid-19 no Piauí.Apoio do municípios e da mídia

Ainda segundo Antônio Neto, a nota técnica também fala da necessidade dos municípios aderirem a essa ofensiva e ao trabalho do Governo do Estado para combater a Covid-19.

"A nota também recomenda aos veículos da mídia, da imprensa, para que façam campanhas de mobilização no sentido do esclarecimento da população com relação a esses cuidados. E reforça a exigência da máscara em ambientes fechados, para que a gente possa ter um maior cuidado", lembra o secretário.

Antônio Neto afirma que a população do Piauí precisa entender que a Covid-19 não acabou. "A Covid continua. Quando ela vem agregada a outros tipos de vírus, como a chicugunha, dengue e outras, em pessoas de mais idade ou com comorbidade isso tudo nos traz a necessidade de ter bastante cuidado em relação a tudo isso. Por isso a governadora Regina Sousa está editando hoje um decreto com essas medidas".

O secretário pede que os prefeitos e a iniciativa privada também entrem nessa cruzada contra a nova onda da Covid-19 no Piauí.

"A nossa prerrogativa é de Governo do Estado. Nas repartições públicas isso será exigido. Em relação aos municípios e ao setor privado a gente pede que haja uma adesão, um convencimento de que essa é uma garantia de que essas pessoas imunizadas não vão transmitir", disse.

Segundo levantamento do COE, os últimos casos de contaminados pela Covid-19 são pessoas que não cumpriram o protocolo vacinal.

"Ao invés de tomar três ou as quatro doses das vacinas, só tomaram uma ou duas. Isso tem demonstrado que nessa faixa de pessoas, a Covid-19 tem penetrado. E nós precisamos conter isso para que não haja uma contaminação das pessoas que estão imunizadas", defende Antonio Neto.

Os especialistas alertam que em relação ao número de pessoas que só tomaram uma dose e não cumpriram o protocolo de vacinação a situação de contaminação é muito sério porque podem levar as pessoas a casos graves da doença.

Segundo observaram os especialistas do COE, as pessoas passaram a conviver com a Covid como se a pandemia tivesse acabado e que a doença seja simples, banal e não é. A Covid é muito grave, é muito sério e já aumentaram os casos de pessoas que estão morrendo em consequência da doença.

"O coronavírus é extremamente traiçoeiro, ele se renova. Nós precisamos estar atentos. Nós já temos a vacina, temos a máscara que ajuda a combater. Temos que voltar a conviver em sociedade, mas obedecendo a esses protocolos", alertou o secretário Antônio Neto.

Fonte: SEGOV

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: