Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governador Rafael Fonteles vai criar a Secretaria Estadual de Direitos Humanos

O nome do titular para a nova secretaria ainda não está confirmado, mas deverá ser anunciado ainda nesta semana

Por Luiz Brandão

Segunda - 31/10/2022 às 21:43



Foto: Divulgação Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

O futuro governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), deve iniciar seu governo marcando um gol de placa: ele vai criar a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos. O novo órgão será desmembrado da Secretaria de Assistência Sociais Cidadania - SASC. A intenção é fazer com que os direitos humanos sejam efetivamente respeitados em sua plenitude.

O fortalecimento da defesa dos direitos humanos é um compromisso pessoal de Rafael Fonteles e está no Plano de Governo que ele registrou no Tribunal Superior  Eleitotal - TSE, desde julho de 2022, quando o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura dele a governador do Piauí.

A criação da Secretaria de Direitos Humanos agrada em cheio os principais caciques e a militância do PT, que tem a defesa dos direitos humanos como uma espécie de "bandeira "pétria" dos movimentos sociais e dos partidos de esquerdas.

Atualmente as políticas públicas voltadas aos direitos humanos são geridas pela Superintendência da Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Assostência Social e Cidadania - SASC.

Ao criar a Secretaria Estadual de Diteitos Humanos, além de querer dá mais importância a essa àrea, Rafael quer alinhar o estado à politica nacional de direitos humanos a ser implementada pelo futuro governo de Lula, que deve criar ministérios para cuidadar dessas àreas.

Outras prioridades

A primeira prioridade do governador Rafael Fonteles será a geração de emprego e renda. Nesta área, o plano de governo do petista estabeleceu como prioridade sete pontos para atuação. Rafael também quer apoiar o empreendedorismo dando aumento da oferta de crédito para os pequenos e médios empreendimentos. Ele quer transformar a Agência Piauí Fomento em Banco Digital.

Na área da agricultura familiar, quer ampliar  investimentos em programas de comercialização e em tecnologia para os pequenos produtores. Na área de indústria e comércio, o plano de Rafael Fonteles prevê a criação de um parque empresarial e de um programa de incentivos.

Educação

Para a educação, o plano do futuro governo prevê dobrar o número de escolas em tempo integral, com a criação de 100 novas escolas. Quer também ampliar as matrículas em cursos técnicos e profissionalizantes de jovens e adultos e ampliar os cursos ofertados pela Uespi e Uapi.

Saúde

Para a saúde, as prioridades serão a implantação de serviços integrados a procedimentos especializados, implantação da telemedicina em todos os territórios e implantar as maternidades de Bom Jesus, Picos e Floriano, além de concluir o hospital regional de Picos.

Segurança

Quanto à segurança pública e justiça, o plano do governador Rafael Fonteles prevê o aumento do efetivo policial e a implantação de centros de convivência a polícia comunitária em áreas com alto índice de violência. Rafael garante que vai melhorar a estrutura dos locais de atuação das forças de segurança.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: