Blog do Brandão

Blog do Brandão

MAIS OBRAS

Governador quer duplicar as rodovias federais de Teresina a Parnaíba e de Teresina a Picos

O governador Rafael Fontesles anunciou que já conversou sobre esses projetos com o presidente Lula e que vai colocar essas duplicações no PAC

Por Luiz Brandão

Terça - 03/09/2024 às 18:32



Foto: Reprodução Governador do Piauí Rafael Fonteles (PT)
Governador do Piauí Rafael Fonteles (PT)

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta terça-feira (03.09) que vai solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a inclusão das obras de duplicação das rodovias federais BR- 343 e BR-316 nos trechos de Teresina a Parnaíba e de Teresina a Picos no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

O anúncio foi feito no início da tarde durante a solenidade de inauguração do viaduto e rebaixamento da Avenida João XXIII, na Ladeira do Uruguai, na zona Leste de Teresina. Rafael disse quer já conversou com o presidente Lula sobre o assunto e que vai aproveitar o alinhamento com o governo federal para garantir recursos para melhorar a infraestrutura do Estado.

O governador ressaltou que as obras serão realizadas em tempo recorde porque o estado fara sua parte no que diz aos licenciamentos e aos processos de licitação. Segundo ele, já estão em caixa os recursos federais para a duplicação do trecho da BR-343 entre Teresina a Altos e da BR -316 entre Demerval Lobão até Monsenhor Gil. "Isso é o que já está certo e com o dinheiro em caixa. Mas nós botamos no PAC a duplicação até Piriripiri e até a Estaca Zero. Mas nós vamos querer duplicar até Parnaíba e até Picos e o Lula já sabe e já aceitou", disse Rafael.

Confiante na reeleição do presidente Lula, Rafael garantiu que já está se antecipando e pedindo para incluir no próximo PAC as obras de duplicação das BR's de Teresina a Parnaíba e de Teresina a Picos. " Como eu sei que o Lula vai ser reeleito, se Deus quiser, eu já estou me preparando, se Deus quiser que eu também seja reeleito, para o próximo PAC. E lá eu vou pedir para duplicar até Parnaíba e até Picos", afirmou o governador.

Rafael elogiou a agilidade do Ministério da Infraestrutura e disse ao ministro Renan Calheiros Filho que os recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão, liberados pelo governo federal, vão ser gastos até 2026 na infraestrutura de transportes e mobilidade urbana porque "aqui nós vamos reunir as condições de licenciamento, de licitação pra a gente não perder essa oportunidade", disse o governador.

O governador destacou que as obras estão sendo realizadas porque o governo federal retomou os investimentos e isso tem provocado e retomada do crescimento econômico do País. Ele explicou que a fórmula para o crescimento vem sendo adotada pelo governo do presidente Lula.

"Não tenham dúvida porque a fórmula é essa: é o investimento público alavancando o privado; é o recurso circulando através das transferências dos programas sociais, do programas habitacionais, das obras públicas que geram o desenvolvimento econômico", disse Rafael.

Image caption

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: