Blog do Brandão

Blog do Brandão

Golpistas devem ser punidos com rigor e exemplarmente

Quem prega, defende, incentiva e patrocina um golpe de estado é criminoso perigoso

Por Luiz Brandão

Domingo - 17/09/2023 às 13:18



Foto: Getty Images Atos antidemocráticos em Brasília
Atos antidemocráticos em Brasília

Sou da opinião que não pode haver perdão e nem compaixão a quem prega golpe de estado e ditadura, seja civil ou militar. Esses tipos devem ser punidos no rigor da lei para que sirvam de exemplo a todos que pensam em cometer esse crime abominável sob todos os aspectos. Devem ser punidos para que nunca mais o país corra o risco de viver sob uma ditadura.

Como a maioria dos democratas, considero que defender golpe de estado e intervenção militar é um crime grave, sobretudo numa jovem democracia como a brasileira, que já enfrentou sérios riscos, principalmente nos últimos cinco anos.

Vandalismo contra os prédios e bens públicos e violência contra a democracia

Um golpe de estado não mexe apenas com a vida de uma pessoa ou de um grupo. Um golpe de estado e implantação de uma ditadura militar mexem com a vida de milhões de pessoas, de um país inteiro e da humanidade.

É muito grave!

Quem prega, defende, incentiva e patrocina um golpe de estado é criminoso perigoso. Não tem o menor respeito às leis e à vida das pessoas. Não pensa na vida de ninguém. Coloca em risco a vida dele, a minha a sua e de milhões de pessoas no país e no mundo. 

Um golpe de estado provoca as mais diversas reações no mundo inteiro. E pode levar um pais e seu povo à ruina total. Por isso os golpista devem ser punidos com rigor e exemplarmente.

Fanatismo - Incentivadores e patrocinadores dos atos golpistas provocaram uma histeria coletiva em grupos de fanáticos por todo o país

Se o golpe de estado, incentivado e patrocinado pelo bolsonarismo, tivesse se concretizado, o Brasil estava em guerra. Muita gente, inclusive crianças e inocentes já teriam sido mortas e plena praça públicas. E muitas outtas barbaridades estariam ocorrendo todos os dias no País.

Por isso, esses seres irracionais que pregam golpe devem ser banidos da vida em sociedade. São inconsequentes, covardes e perigosos. Não respeitam as diferenças, a diversidade de pensamentos e de culturas. São ignorantes. Acreditam na força, na bala, em detrimento do o maioria quer e deseja. O povo não quer guerra. Quer paz, ser feliz e prosperar.

O ódio - Numa espécie de alucinação coletiva, no Rio Grande do Sul, golpistas colocaram celulares com luzes ligadas na cabeça para pedir a ajuda de ET's

#Viva a democracia!

#Golpe nunca mais!!

#Ditadura nunca mais!

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: