Blog do Brandão

Blog do Brandão

VÍDEO

Fábio Novo celebra decisão do TRF que arquiva inquérito e se diz de "honra e alma lavadas"

Deputado estadual do PT critica manobras eleitoreiras após Tribunal Regional Federal anular investigação da PF e MPF sobre supostas irregularidades na Secretaria de Cultura do Piauí

Por Luiz Brandão

Quinta - 13/02/2025 às 22:38



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Quando foi anunciado como pré-candidato, Fábio Novo reúniu mais 20 mil pessoas no Atlantic City
Quando foi anunciado como pré-candidato, Fábio Novo reúniu mais 20 mil pessoas no Atlantic City

O deputado estadual Fábio Novo (PT) divulgou, nesta quinta-feira (13), um vídeo em suas redes sociais em que comemora a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de arquivar o inquérito que apurava supostas irregularidades na Secretaria de Cultura do Piauí. O parlamentar afirmou estar com "honra e alma lavadas" após a decisão, que considerou uma vitória contra manobras eleitoreiras que visavam prejudicá-lo durante a campanha eleitoral de 2024.

O TRF-1 decidiu, por unanimidade, na quarta-feira (12), arquivar o inquérito que investigava denúncias de irregularidades na Secretaria de Cultura do Estado, durante a gestão de Carlos Anchieta, indicado por Fábio Novo. O tribunal considerou nulos todos os atos praticados pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) na fase investigatória, citando a "ilicitude dos elementos probatórios" e a violação do princípio do promotor natural.

Em sua decisão, o desembargador federal Marcus Bastos determinou o arquivamento do inquérito e a devolução imediata dos bens e valores apreendidos durante a investigação. A Operação Front Stage, deflagrada pela PF em setembro de 2024, mirava pessoas jurídicas beneficiadas por editais de cultura promovidos em 2020 pela Secretaria de Cultura do Piauí, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Fábio Novo classificou a decisão do TRF-1 como uma vitória da justiça e uma resposta às manobras políticas que, segundo ele, buscaram desqualificá-lo perante a população de Teresina durante a campanha eleitoral. "A este serviço – de tentar me desqualificar perante a população de Teresina – devassaram a minha honra e a de pessoas ligadas a mim, muito embora eu sempre me mantivesse íntegro na certeza de que tudo era uma farsa. Agora, a Justiça começa a ser feita", afirmou o deputado durante coletiva de imprensa em seu escritório na zona leste de Teresina.

O parlamentar também criticou o que chamou de "jogo de vale-tudo" na política, onde os fins justificam os meios para desonrar e destruir reputações. "Infelizmente, a política virou um jogo de vale-tudo, onde os fins, ou seja, os objetivos, justificam os meios empregados nela para desonrar, deturpar, destruir reputações. Apesar de ter sido vítima dessa artimanha, seguirei com minha conduta reta e republicana", finalizou.

Contexto 

Carlos Anchieta assumiu a Secretaria de Cultura na gestão do então governador Wellington Dias e foi mantido no cargo pelo atual governador, Rafael Fonteles. Ele renunciou em setembro de 2024, uma semana após a deflagração da Operação Front Stage, que investigava supostos favorecimentos a pessoas jurídicas em editais de cultura.

Veja, a seguir, o vídeo de Fábio Novo:

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<