
A deputada estadual Flora Izabel, do PT, foi eleita no início da tarde desta quinta-feira (17.09) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com 17 dos 30 votos dos deputados. Ela disputou a vaga com o também deputado Wilson Brandão, que teve 12 votos, e outros cinco candidatos.
Os deputados Zé Santana, do MDB, e Flávio Nogueira, do PDT, entraram na disputa, mas desistiram pouco tempo antes da eleição. Ao todo foram 17 votos para Flora Izabel, 12 pata Wilson Brandão e um voto em branco.
A escolha da deputada Flora Izabel para o TCE mostra a força e liderança do governador Wellington Dias, que conseguiu o apoio de alguns deputados com tendência de votar em Wilson Brandão, um deputado muito bem relacionado com os colegas.
Mas a escolha da deputada petista para o TCE revela que o PT e o governador não podem confiar em alguns "aliados". A diferença na votação foi considerada apertada.
Só teve 17 do total dos 30 votos. Destes, pelo menos cinco são deputados da chamada "base aliada" e fizeram uma espécie de barganha para votar em Flora; quatro são secretários de estado e um era secretário até semana passada e não votou na candidata do governador e do PT.
Um prova de que o governador e o PT não podem confiar em certos aliados é reação do deputado Wilson Brandão logo após o resultado da votação. Fonte do Blog do Brandão na Assembleia disse que Wilson tinha tanta certeza da vitória que saiu da sessão tão chateado que nem a imprensa ele atendeu direito
Flora Izabel está prestes e completar 59 anos (29.11) vai ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Luciano Nunes, que teve de se aposentar, compulsoriamente. em junho, por ter completado 75 anos.
