Blog do Brandão
BASTIDORES

Eleição de Flora ao TCE mostra que PT e Wellington não podem confiar em certos "aliados"

O governador Wellington Dias mantém força e liderança política, mas precisa ser mais duro e cobrar lealdade aos aliados


Os petistas Wellington Dias, Flora Izabel e Regina Sousa

Os petistas Wellington Dias, Flora Izabel e Regina Sousa Foto: CCOM

A deputada estadual Flora Izabel, do PT, foi eleita no início da tarde desta quinta-feira (17.09) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com 17 dos 30 votos dos deputados. Ela disputou a vaga com o também deputado Wilson Brandão, que teve 12 votos, e outros cinco candidatos.

Os deputados Zé Santana, do MDB, e Flávio Nogueira, do PDT, entraram na disputa, mas desistiram pouco tempo antes da eleição. Ao todo foram 17 votos para Flora Izabel, 12 pata Wilson Brandão e um voto em branco.

A escolha da deputada Flora Izabel para o TCE mostra a força e liderança do governador Wellington Dias, que conseguiu o apoio de alguns deputados com tendência de votar em Wilson Brandão, um deputado muito bem relacionado com os colegas.

Mas a escolha da deputada petista para o TCE revela que o PT e o governador não podem confiar em alguns "aliados". A diferença na votação foi considerada apertada. 

Só teve 17 do total dos 30 votos. Destes, pelo menos cinco são deputados da chamada "base aliada" e fizeram uma espécie de barganha para votar em Flora; quatro são secretários de estado e um era secretário até semana passada e não votou na candidata do governador e do PT.

Um prova de que o governador e o PT não podem confiar em certos aliados é reação do deputado Wilson Brandão logo após o resultado da votação. Fonte do Blog do Brandão na Assembleia disse que Wilson tinha tanta certeza da vitória que saiu da sessão tão chateado que nem a imprensa ele atendeu direito

Flora Izabel está prestes e completar 59 anos (29.11) vai ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Luciano Nunes, que teve de se aposentar, compulsoriamente. em junho, por ter completado 75 anos.

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há mais de 35 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Atualmente é diretor de jornalismo do portal www.piauihoje.com

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete