Blog do Brandão

Blog do Brandão

Obras na BR-343

DNIT diz que obra inaugurada na 343 é no Sul do Piauí; do Norte ainda está em andamento

Segundo o DNIT, a recuperação de 150 km da BR-343/PI, na verdade, ocorreu no subtrecho Floriano – Estaca Zero

Por Luiz Brandão

Terça - 01/02/2022 às 11:45



Foto: Luiz Brandão As faixas mais escuras são marcas de rastros de veículos; ao centro delas resto de asfalto esfarelado
As faixas mais escuras são marcas de rastros de veículos; ao centro delas resto de asfalto esfarelado

A respeito de matéria publicada na segunda-feira (31.01) sobre obras na BR-343, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) enviou nota à redação do Piauí Hoje.Com nesta terça-feira (01) para esclarecer que as obras de recuperação inauguradas em 2 de março de 2021, na BR-343, no Piauí, não foram no trecho entre Altos e Piripiri.

Segundo o DNIT, a recuperação de 150 km da BR-343/PI, na verdade, ocorreu no subtrecho Floriano – Estaca Zero (localidade no entroncamento da BR-343/PI com a BR-316/PI).

Mas na matéria publicada no site do Ministério de Infraestrutura sobre o assunto, em 2 de março de 2021, não diz qual trecho foi recuperado. Afirma apenas que o governo gastou R$ 40 milhões. Não se sabe se ocultação dessa informação foi proposital ou falha do redator.

Em relação ao trecho da BR-343, entre Altos e Piracuruca, o DNIT informa "que faz parte de um contrato de Manutenção/Restauração que está ainda em andamento. Dessa forma, o andamento da obra alcançou, até o momento, segmentos específicos, os quais foram recuperados e receberam novo revestimento asfáltico."

E é nesse trecho que a recuperação e manutenção precisa ser investigada, porque o serviço está mal feito. Como foi dito pelo Blog do Brandão na matéria anterior, não houve a compactação e o acabamento devidos e, por isso, o asfalto está se desmanchando. O Blog não retira uma vírgula sobre o que foi dito sobre esse trecho da BR-343.

A seguir, a integra da nota do DNIT.

"Prezados,

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a matéria postada pelo Portal Piauí Hoje nesta segunda-feira (31) apresenta equívoco e desencontro de informações.

O valor de R$ 40 milhões aplicados pelo DNIT na recuperação de 150 km da BR-343/PI, na verdade, ocorreu no subtrecho Floriano – Estaca Zero (localidade no entroncamento da BR-343/PI com a BR-316/PI), na região ao sul de Teresina.

O subtrecho da BR-343/PI de Altos a Piripiri, citado na matéria, fica na região ao norte de Teresina, e faz parte de um contrato de Manutenção/Restauração que está ainda em andamento. Dessa forma, o andamento da obra alcançou, até o momento, segmentos específicos, os quais foram recuperados e receberam novo revestimento asfáltico.

Por gentileza, pedimos que confirmem recebimento. 

Atenciosamente,

Seção de Imprensa e Jornalismo
Coordenação-Geral de Comunicação Social | DG
Fone: (61) 3315-4665
twitter/DNIT.oficial
facebook/dnit.oficial
www.gov.br/dnit"

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: