
A Assembleia Legislativa do Piauí - Alepi, retoma suas atividades na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, colocando fim do recesso parlamentar iniciado no final do ano passado. Vários projetos de lei propostos pelo governo estadual e pelos próprios deputados entrarão em pauta.
A abertura dos trabalhos legislativos do estado em 2024 será marcado pela já tradicional solenidade de revista dos deputados às tropas da Polícia Militar do Piauí, que deverá ocorrer às 9 horas. Em seguida, o presidente Franzé Silva reinicia os trabalhos na Presidência da casa com os deputados em plenário.
Moralidade e transparência
Esse será o último ano da gestão do deputado Franzé Silva, do PT, como presidente da aquela casa. A partir de 2025, conforme acordo entre os partidos, a Alepi será presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), filho do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE, kléber Eulálio, que também já foi presidente daquela casa.
A gestão de Franzé e Silva tem sido marcada por medidas de austeridade e "correção de rumos", colocando na casa práticas corretas da administração pública, com mais transparência, contenção de gatos, principalmente com pessoal.
Vários deputados, inclusive do PT, reconhecem que algumas medidas adotada por Franzé foram tidas com impopulares e que causaram um certo desgaste no início da gestão do petista. Mas todos também reconhecem que foram medidas corretas e adotadas dentro do que exige a lei e pelo bem da moralidade pública.
Franzé Silva deverá deixar a Alepi em 2026, quando vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para isso, já está buscando apoio de importantes lideranças políticas em todo o estado.
