Blog do Brandão

Blog do Brandão

Alepi inicia trabalhos e o último ano da austera gestão de Franzé na 5ª feira

A partir de 2025, por dois anos, a Alepi será comandada pelo deputado Severo Eulálio, do MDB, partido com a segunda maior bancada na casa

Por Luiz Brandão

Domingo - 28/01/2024 às 13:20



Foto: Reprodução Franzé Silva
Franzé Silva

A Assembleia Legislativa do Piauí - Alepi, retoma suas atividades na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, colocando fim do recesso parlamentar iniciado no final do ano passado. Vários projetos de lei propostos pelo governo estadual e pelos próprios deputados entrarão em pauta.

A abertura dos trabalhos legislativos do estado em 2024 será marcado pela já tradicional solenidade de revista dos deputados às tropas da Polícia Militar do Piauí, que deverá ocorrer às 9 horas. Em seguida, o presidente Franzé Silva reinicia os trabalhos na Presidência da casa com os deputados em plenário.

Moralidade e transparência 

Esse será o último ano da gestão do deputado Franzé Silva, do PT, como presidente da aquela casa. A partir de 2025, conforme acordo entre os partidos, a Alepi será presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), filho do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE, kléber Eulálio, que também já foi presidente daquela casa.

A gestão de Franzé e Silva tem sido marcada por medidas de austeridade e "correção de rumos", colocando na casa práticas corretas da administração pública, com mais transparência, contenção de gatos, principalmente com pessoal. 

Vários deputados, inclusive do PT, reconhecem que algumas medidas adotada por Franzé foram tidas com impopulares e que causaram um certo desgaste no início da gestão do petista. Mas todos também reconhecem que foram medidas corretas e adotadas dentro do que exige a lei e pelo bem da moralidade pública.

Franzé Silva deverá deixar a Alepi em 2026, quando vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para isso, já está buscando apoio de importantes lideranças políticas em todo o estado.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: