Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Texto do livro A Dádiva do Amor, de Martín Luther king

A alienação, a ingenuidade e inconsistência cientifica fazem parte das causas básicas do preconceito racial

Marcelino Fonteles

Domingo - 02/05/2021 às 20:34



Foto: Divulgação Martín Luther king
Martín Luther king

"Não precisamos procurar muito longe para detectar os perigos da alienação, permissividade e do nagacionismo Ao capitalizar mentes alienadas, permissivas, negacionistas,  ditadores levaram homens a atos de barbárie e terror impensáveis numa sociedade civilizada. Adolf Hitler percebeu que a alienação, a consciência ingênua, o negacionismo eram tão predominantes entre seus seguidores que declarou: “Uso a emoção para muitos e reservo a razão para poucos”. Em seu livro "Minha luta", Hitler afirmou:" Por meio de mentiras astutas, repetidas incessantemente, é possível fazer as pessoas acreditarem que o céu é o inferno — e que o inferno é o céu […]. Quanto maior a mentira, mais facilmente se acreditará nela.        

A alienação, a ingenuidade e inconsistência cientifica fazem parte  das causas básicas do preconceito racial. Uma pessoa de mente rigorosa sempre analisa os fatos antes de chegar a conclusões; em suma, ela pós-julga. Uma pessoa de mente permissiva chega a uma conclusão antes de analisar o primeiro fato, ou seja, ela pré-julga e é preconceituosa. O preconceito racial é baseado em temores infundados, desconfiança e mal-entendidos.   Um país ou uma civilização que continua a produzir homens e mulheres de mentes alienadas,  permissiva, negacionista está comprando à prestação sua própria morte civilizatória e espiritual. Não terá futuro. Sua perspectiva é a barbárie."

Trazendo para a leitura do Brasil atual, percebe-se que o Bolsonarismo é uma usina de mentiras, de fake News, e de preconceitos já comprovada em várias investigações. Mais do que nunca é preciso cuidar de colaborar para que nossa juventude desenvolva uma consciência crítica, Democrática, fundamentada. 

É necessário, no Ensino Médio, por exemplo, mais Sociologia crítica, mais Filosofia crítica, mais História crítica, mais Geografia crítica, mais Linguagens críticas, mais Matemática e Física críticas etc, para combater o obscurantismo, o negacionismo  e desenvolver uma consciência crítica, Democrática, cidadã, numa perspectiva de autonomia e fundamentada numa Ciência com responsabilidade política e social.

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: