
"Não precisamos procurar muito longe para detectar os perigos da alienação, permissividade e do nagacionismo Ao capitalizar mentes alienadas, permissivas, negacionistas, ditadores levaram homens a atos de barbárie e terror impensáveis numa sociedade civilizada. Adolf Hitler percebeu que a alienação, a consciência ingênua, o negacionismo eram tão predominantes entre seus seguidores que declarou: “Uso a emoção para muitos e reservo a razão para poucos”. Em seu livro "Minha luta", Hitler afirmou:" Por meio de mentiras astutas, repetidas incessantemente, é possível fazer as pessoas acreditarem que o céu é o inferno — e que o inferno é o céu […]. Quanto maior a mentira, mais facilmente se acreditará nela.
A alienação, a ingenuidade e inconsistência cientifica fazem parte das causas básicas do preconceito racial. Uma pessoa de mente rigorosa sempre analisa os fatos antes de chegar a conclusões; em suma, ela pós-julga. Uma pessoa de mente permissiva chega a uma conclusão antes de analisar o primeiro fato, ou seja, ela pré-julga e é preconceituosa. O preconceito racial é baseado em temores infundados, desconfiança e mal-entendidos. Um país ou uma civilização que continua a produzir homens e mulheres de mentes alienadas, permissiva, negacionista está comprando à prestação sua própria morte civilizatória e espiritual. Não terá futuro. Sua perspectiva é a barbárie."
Trazendo para a leitura do Brasil atual, percebe-se que o Bolsonarismo é uma usina de mentiras, de fake News, e de preconceitos já comprovada em várias investigações. Mais do que nunca é preciso cuidar de colaborar para que nossa juventude desenvolva uma consciência crítica, Democrática, fundamentada.
É necessário, no Ensino Médio, por exemplo, mais Sociologia crítica, mais Filosofia crítica, mais História crítica, mais Geografia crítica, mais Linguagens críticas, mais Matemática e Física críticas etc, para combater o obscurantismo, o negacionismo e desenvolver uma consciência crítica, Democrática, cidadã, numa perspectiva de autonomia e fundamentada numa Ciência com responsabilidade política e social.
