Geral

Sistema Cantareira volta a subir neste domingo (27)

Reservatórios São Paulo Dados Chuva Sistema Cantareira

Domingo - 27/09/2015 às 23:09



Foto: Reprodução/CCom Chuva
Chuva
O Sistema Cantareira subiu pelo segundo dia seguido neste domingo (27 ) e seu nível passou de 16,1% para 16,2%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Os reservatórios voltaram a receber chuva, desta vez fraca, e o acumulado chegou a 140,5 milímetros, 62% acima da média histórica para o mês todo. Este mês de setembro já é o melhor desde 2009, mas ainda assim o manancial segue no volume morto.

Os desempenho dos demais cinco mananciais que abastecem a Grande São Paulo não foi bom. Quatro deles caíram e apenas um ficou estável.

O índice de 16,2% do Cantareira divulgado pela Sabesp considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.

Após ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, a companhia passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.

O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Neste domingo, ele era de 12,5%. O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil, e era de -13,2% nesta manhã.

Balanço de inverno

O Cantareira teve o inverno mais chuvoso desde 2009, segundo levantamento do G1 feito com base nos dados divulgados diariamente pela Sabesp. A estação, que começou em 21 de junho, terminou às 5h20 desta quarta-feira (23).

O manancial, que abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo, recebeu 188,9 milímetros de chuva no período, maior marca dos últimos seis anos. A precipitação é 82% maior que a do inverno do ano passado, quando choveram 103,5 mm, mas muito menor que a marca de sete anos atrás: 323,8 mm, em 2009.

Apesar do balanço positivo de chuvas, o sistema seguiu perdendo água durante a estação e ainda está operando no volume morto. No dia 21 de junho, estava com 20% do volume útil, nível que passou para 16,2% nesta quarta-feira (22), dia em que teve mais uma queda.

Agosto

Os novos números do Sistema Cantareira contrastam com o mau desempenho em agosto, mês em que teve apenas 30,7 mm de chuvas, o equivalente a 89,2% da média histórica do mês (34,4 mm).

Agosto foi o quinto mês seguido em que o sistema, que abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo, fechou "no vermelho".

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: