Cidade

PARALISAÇÃO

Reunião no TRT/PI fecha acordo e garis encerram a greve em Teresina

Os trabalhadores da limpeza pública de Teresina vão retornar aos trabalhos

Cintia Lucas

Quarta - 12/04/2023 às 14:43



Foto: Reprodução/Whatsapp Lixo se acumula no Mercado do Mafuá
Lixo se acumula no Mercado do Mafuá

Reunião realizada, nesta quarta-feira, 12, comandada pelo desembargador Manoel Edilson, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), definiu sobre o retorno dos trabalhadores da limpeza pública de Teresina ao trabalho. Estiveram presentes o procurador geral do município, Ari Ricardo Ferreira, o presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (CEACEPI), Jhonatas Miranda, e o advogado do sindicato, Carlos Henrique, onde foi acordado o retorno imediato dos trabalhadores. Os representantes da empresa Litucera, única a participar do Consórcio Ambiental de Teresina (CTA), não participaram da reunião.

Os trabalhadores voltam às atividades de coleta do lixo após três dias de paralisação, que gerou um acúmulo de toneladas de lixo por toda a cidade. Mais cedo, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu com o presidente CEACEPI, Jhônathas Miranda, onde ficou decidido que a prefeitura vai realizar os pagamentos atrasados, tanto dos salários quanto dos vales-alimentação, diretamente para a conta dos trabalhadores. Uma transação que será supervisionada pelo Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho (TRT/PI) e sindicato da categoria.

O presidente do sindicato visitou, nesta manhã, todos os pontos onde a categoria está reunida para informar sobre o acordo. “Foi a forma que encontramos para resolver esta problemática, neste momento. Queremos repassar para a categoria que, até o final da semana, todos estarão com seus pagamentos, é somente uma questão de logística. A PMT vai pagar os salários e vales-alimentação até que tudo se resolva”, afirma Jônathas Miranda.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: