Cidade

SEGURANÇA

Guardas Municipais denunciam assédio e más condições em protesto amanhã (27)

O ato objetiva chamar a atenção para aprovação do Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Cintia Lucas

Quarta - 26/07/2023 às 18:06



Foto: Divulgação Novas viaturas da Guarda Municipal de Teresina
Novas viaturas da Guarda Municipal de Teresina

Servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) anunciaram, após reunião no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), que haverá manifestação de profissionais da Segurança Pública Municipal, nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina (PMT). Os servidores denunciam situações insustentáveis envolvendo assédio moral, más condições de trabalho e o desrespeito a direitos básicos dos trabalhadores que atuam na segurança do município.

O ato tem por objetivo chamar a atenção para a urgência da aprovação do Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Salários da GCM, que seja elaborado com a representação da categoria. Segundo o sindicato da categoria, com essas garantias, seria possível a execução da função da GCM que é fazer a segurança do patrimônio público da cidade, proteger a população e valorizar os profissionais que apresentam diversas denúncias envolvendo as péssimas condições de trabalho. Servidores denunciam também a utilização das escalas e planejadas como forma de perseguição a quem luta por direitos e valorização profissional.

Os servidores da GCM afirmam também que não receberam o reajuste geral anual de salários no mês de maio, como determina a Constituição Federal. Os profissionais de Segurança da GCM exigem ser recebidos pelos gestores da PMT para tratar sobre a pauta de reivindicações que, inclusive, já está protocolada, bem como sobre negociações em relação a critérios objetivos para as escalas, planejadas e a aprovação de um Estatuto e PCCS discutido com os servidores.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: