Teresina superou a meta para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva, ocorrida no sábado passado (21), que contemplou as zonas Norte e Leste. Um total de 67.149 animais foram vacinados, o que corresponde a 80,21% da população estimada de cães e gatos da capital – superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80%.
No próximo sábado (28) será a vez das zonas Sul e Sudeste, com mais 135 postos espalhados por todos os bairros destas zonas.
"As equipes estarão a postos das 8h às 17h, em escolas, postos de saúde, praças e outros locais", informa Marlon Castelo Branco, gerente de Zoonoses da FMS.
Marlon Castelo Branco reforça mais uma vez o convite para que a população das zonas Sul e Sudeste não deixe de levar seus animais.
"Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais como também se protegem", convida. Ele orienta ainda que a idade mínima para receber a vacina é de quatro meses, tanto para caninos quanto para felinos.
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Uma das formas de se fazer o controle desta doença é a vacinação dos animais domésticos, principalmente cães e gatos, espécies estas que têm maior proximidade com os seres humanos. Portanto, o Ministério da Saúde através dos municípios, estabelece campanhas de vacina anualmente.
Confira os locais de vacinação nas zonas Sul e Sudeste:
original_postos-de-vacinacao-antirrabica-zona-sul.pdf
Fonte: Com informações da FMS