1º LOTE

Vacina da Janssen de dose única chega ao Brasil; Piauí deve receber 44 mil doses

o total, o Brasil fechou a compra de 38 milhões de doses da vacina Janssen


Imunizante Janssen

Imunizante Janssen Foto:  Oasisamuel/Shutterstock

O Brasil recebeu nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson, contra a Covid-19. As doses serão redistribuídas aos estados por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O Piauí vai receber 44 mil doses da vacina, que tem dose única.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada do lote no aeroporto de Guarulhos. No total, o Brasil fechou a compra de 38 milhões de doses da vacina Janssen.

A chegada estava prevista para a última terça (14), mas o envio foi suspenso. Além disso, o Ministério da Economia havia divulgado que o país receberia 3 milhões de doses. Agora, a expectativa é que a entrega seja em etapas.

O imunizante da Janssen é o único aplicado no Brasil em dose única. Tem eficácia de 66% para casos moderados e de 85% para casos graves. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou seu uso emergencial em 31 de março.

O prazo de validade da vacina, quando armazenada na temperatura de 2ºC a 8º C, era de três meses. Agora, passa a ser de 4,5 meses. A Anvisa diz que a aprovação foi baseada em avaliação de estudos que demonstraram que a vacina tende a se manter estável pelo período. Aponta ainda ter considerado a decisão recente da agência norte-americana.

Piauí recebe mais de cem mil doses de AstraZenca para aplicar 2ª dose

Brasil recebe lote de vacinas da Pfizer pelo consórcio Covax Facility

Fonte: Com informações da Folhapress

Próxima notícia

Dê sua opinião: