Saúde

SAÚDE PÚBLICA

Sesapi e Ministério da Saúde criam comitê para fortalecer vacinação no Piauí

O comitê vai integrar municípios, escolas e profissionais para ampliar coberturas vacinais e proteger a população contra doenças.

Da redação

Sábado - 19/07/2025 às 11:32



Foto: Freepik Campanha de vacinação
Campanha de vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, vai implantar o Comitê Estadual de Microplanejamento, iniciativa que visa ampliar as coberturas vacinais e garantir maior acesso às vacinas no estado. O foco é intensificar as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), com o propósito de controlar, eliminar e erradicar doenças preveníveis por imunização.

A vacinação vai ser expandida e atenderá profissionais e escolas 

O novo comitê trabalhará de forma articulada com a Vigilância em Saúde e a Coordenação Estadual de Imunização da Sesapi, promovendo uma maior integração entre os municípios, aprimorando o planejamento das ações, executando as estratégias com mais eficiência e acompanhando os resultados alcançados. O esforço é direcionado principalmente para elevar a cobertura vacinal em áreas e grupos mais vulneráveis.

Entre as medidas destacadas está a vacinação em escolas, com o objetivo de atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A ação pretende facilitar o acesso aos imunizantes e ajudar a atingir as metas estipuladas pelos programas nacionais de vacinação.

Entre as medidas destacadas está a vacinação em escolas, 

O estado também reforçará a adesão à campanha nacional contra a Poliomielite e às ações de Monitoramento das Estratégias de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora estadual de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, ressaltou a relevância da iniciativa. “A vacinação protege não apenas quem é imunizado, mas toda a comunidade. Por isso, é fundamental manter a caderneta em dia e reforçar o compromisso coletivo com a saúde pública”, frisou.



Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: