Saúde

SAÚDE DIGITAL

Saúde Digital em Nazaré do Piauí já realizou mais de 50 eletrocardiogramas em uma semana

Instalado no dia 20 de agosto, o programa já ajudou a desafogar atendimentos nos hospitais e postos de saúde

Da Redação

Sexta - 30/08/2024 às 09:03



Foto: Governo do Piauí, CCOM/PI Programa Saúde Digital, ajudou a desafogar atendimentos nos hospitais e postos de saúde.
Programa Saúde Digital, ajudou a desafogar atendimentos nos hospitais e postos de saúde.

O governador Rafael Fonteles visitou, na tarde desta quinta (29), o posto de atendimento do Saúde Digital, em Nazaré do Piauí. Na cidade, o posto fica localizado na UBS Centro de Saúde I e atende a população desde o dia 20 de agosto. Posteriormente, todas as UBSs da cidade irão receber o programa.

Rafael Fonteles comemora a implantação do programa em mais um município, levando os serviços de saúde em mais localidades e para quem precisa. “Foi implantado semana passada e já temos mais de 50 eletrocardiogramas realizados e laudados em cinco minutos cada um. Começaram agora as consultas com clínico geral e, muito em breve, serão agendadas consultas com médicos especialistas, todos usando a tecnologia da teleconsulta. Uma verdadeira revolução aproximando as consultas e exames especializados onde o povo vive”, falou.

A enfermeira Thaynara Gomes, responsável técnica pelo atendimento do Saúde Digital, conta que a implantação do serviço desafoga os atendimentos dos outros postos, além de otimizar o tempo dos pacientes e equipe médica. “Aqui nós temos quatro equipes da atenção básica, duas na zona urbana e duas na zona rural. O 'Saúde Digital' já vai ser implantado nas duas UBSs da cidade e, dessa forma, a gente vai diminuir a demanda de atendimento nos postinhos. É um avanço muito grande", detalhou a enfermeira.

Nonato de Abílio, prefeito de Nazaré do Piauí, reforça a importância de investimentos como esse, que facilitam e melhoram a vida da população. “O paciente aqui em Nazaré pode ir até o posto e ter o especialista que precisa; é uma das melhores coisas que aconteceram, principalmente para os municípios pequenos”, contou.

A paciente Maria José conta que, com a chegada do Saúde Digital, os pacientes não precisam mais se deslocar até outro município para ter atendimento de um especialista, uma economia de tempo e dinheiro. “Fiz a consulta e, em seguida, fiz o eletrocardiograma, que logo saiu o resultado e mostrei para o cardiologista. Foi tudo muito rápido. Está melhor porque antes precisávamos ir a Floriano para fazer. Economizou tempo e dinheiro”, desabafou a dona de casa.

O Saúde Digital já está presente em 1.100 Unidades Básicas de Saúde, em 200 municípios, e a previsão é que, até o fim de 2024, 222 municípios contem com o serviço. Ao todo, foram mais de 100 mil atendimentos desde a implantação do serviço em 2023.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: