![Imersão de Gelo](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-10-at-11-57-43-1739199512.jpeg)
A prática de imersão em água fria, também conhecida como crioimersão, ganhou popularidade nos últimos anos, especialmente entre atletas, celebridades e influenciadores, por seus benefícios como redução da inflamação muscular e alívio da ansiedade. Recentemente, um estudo publicado no jornal científico PLOS One revelou que a técnica pode trazer outros efeitos positivos, como diminuição do estresse, melhora na qualidade do sono e um aumento no bem-estar geral.
O estudo, divulgado no dia 29 de janeiro, concluiu que a imersão em água fria pode reduzir o estresse de forma significativa, com efeitos percebidos por até 12 horas após a prática. Além disso, os participantes que se submeteram a banhos de água gelada, com durações de 20, 60 e 90 segundos, relataram um aumento na qualidade de vida, embora esse benefício desaparecesse após três meses.
Tara Cain, pesquisadora da Universidade do Sul da Austrália (UniSA), explicou que, apesar de a imersão em água fria ser amplamente utilizada no esporte para a recuperação muscular, seus efeitos no público ainda são pouco conhecidos. Ela afirmou que, embora o estudo tenha mostrado resultados positivos de curto prazo, como a redução do estresse e melhoria do sono, esses benefícios foram observados de forma mais limitada entre os participantes masculinos.
A pesquisa analisou dados de 11 estudos, totalizando 3.177 participantes, e destacou que os efeitos da imersão em água fria dependem fortemente do tempo de exposição e do contexto em que é realizada. Os cientistas sugerem que mais estudos sejam feitos para entender melhor os efeitos a longo prazo dessa prática e como ela pode ser aplicada de maneira eficaz em diferentes populações. Embora os resultados sejam promissores, não há consenso sobre a abordagem ideal ou sobre quem se beneficia mais com essa técnica.
Fonte: Com informações da CNN