O Ministério da Saúde da Rússia anunciou, nesta semana, o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, criada em colaboração com diversos centros de pesquisa. O imunizante, que utiliza tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) – mesma plataforma aplicada nas vacinas contra a covid-19 –, será distribuído gratuitamente aos pacientes russos a partir de 2025.
A vacina adotará uma abordagem personalizada, baseada na análise genética do tumor de cada paciente. A partir dessa análise, será criada uma vacina exclusiva capaz de "ensinar" o sistema imunológico a reconhecer e combater as células cancerígenas. A informação foi divulgada pelo Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa.
"A Rússia desenvolveu sua própria vacina de mRNA contra o câncer, que será distribuída gratuitamente aos pacientes", afirmou Andrey Kaprin, diretor geral do Centro de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia, em entrevista à Rádio Rossiya.
Os testes clínicos da vacina, com pacientes recrutados para a primeira fase, devem começar entre o fim de 2024 e o início de 2025.