O deputado estadual Franzé Silva (PT) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (18), Projeto de Lei que visa incluir profissionais da rede bancária e casas lotéricas no grupo prioritário para receber vacinação contra a Covid-19.
De acordo com Franzé Silva, "embora a pandemia tenha exigido medidas restritivas para barrar o avanço da doença, algumas categorias não podem parar, em razão de serem consideradas essenciais, como é o caso da rede bancária e as casas lotéricas".
O parlamentar observa que, pelo Decreto N° 10.282/2020, alterado pelo Decreto N° 10.329/2020, a atividade bancária é considerada essencial e tem funcionado em todo o território nacional, mesmo com o agravamento das contaminações pelo novo coronavírus. "Nada mais justo do que incluir, nas ordens de prioridade, aqueles profissionais que, além de estarem expostos a maiores riscos de contaminação, são os que não puderam se resguardar executando suas atividades remotamente", argumenta.
O deputado pontua, ainda, que, conforme dados do Consórcio dos Veículos de Imprensa, até o momento, 37.197.671 pessoas receberam a primeira dose, em todo o país (17,57% da população) e um total de 18.658.972 receberam a segunda dose (8,81% da população). "É preciso avançar na vacinação contra a Covid-19, única forma eficaz de diminuição do número de pessoas contaminadas e, por consequência, redução de internações, óbitos e, por fim, a circulação do vírus", assinala Franzé Silva.
FMS abre drive de vacina da gripe para professores
Anvisa alerta Piauí e Maranhão sobre caso de indiano que estava em navio com Covid-19