Saúde

PANDEMIA

Anvisa alerta Piauí e Maranhão sobre caso de indiano que estava em navio com Covid-19

A tripulação do navio está de quarentena, muitas pessoas testaram positivo. Ainda não se sabe se o indiano está com a nova variante indiana

Da Redação

Terça - 18/05/2021 às 08:05



Foto: GETTY IMAGES Teste Covid
Teste Covid

Um homem não identificado de 54 anos que veio da Índia e que estava dentro de um navio no Maranhão, apresentou o caso positivo para o novo coronavírus. Ele começou a apresentar sintomas no dia quatro de maio, mas só foi removido do navio no dia 13.

Diante da situação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou todos os tripulantes em quarentena, alguns deles já apresentaram sintomas. O indiano está em um hospital particular e ainda não se sabe se ele está com a nova variante advinda da Índia, que se apresentou muito mais potente nos casos de covid-19.

Agora a Anvisa faz um alerta para Maranhão e Piauí, devido à proximidade entre os dois estados.

 A Secretaria de Saúde do Maranhão emitiu uma nota sobre o caso. Agora a amostra coletada do indiano foi enviada para o Instituto Evandro Chagas. A Anvisa já teria se pronunciado sobre a restrição da entrada de pessoas vindas da Índia no Brasil e que não cabia a ela fazer esse tipo de restrição. "A tomada de decisão sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no país por rodovias, portos ou aeroportos cabe aos ministros de Estado da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura. Portanto, as notas técnicas produzidas pela Anvisa sobre esse tema são documentos preparatórios e, caso necessário, devem ser solicitados aos respectivos ministérios", informou;

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, neste domingo (16), uma equipe técnica inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI” para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.

Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.

Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada.

Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.

Secretário Florentino Neto é contra desativar leitos de UTI Covid no Piauí

FMS monta estrutura especial para vacinação da Pfizer

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: