A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou os serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM), incluindo o Planejamento Familiar no atendimento à população. Agora, as mulheres piauienses têm acesso gratuito a métodos contraceptivos eficazes, como a laqueadura, o dispositivo intrauterino (DIU) e o Implanon, que são disponibilizados nas unidades de saúde com apoio do SUS.
O DIU, um dispositivo anticoncepcional de longa duração, é inserido no útero e possui uma taxa de sucesso superior a 99%. Já o Implanon é um implante colocado sob a pele do braço, que libera um hormônio que impede a ovulação e previne a gravidez. Ambos os métodos são reconhecidos pela sua eficácia e durabilidade.
“Estamos garantindo acesso democrático e gratuito ao DIU e ao Implanon, atendendo às necessidades das mulheres piauienses e promovendo saúde com dignidade. São dois métodos altamente eficazes, de longa duração, e têm sido uma ferramenta essencial para fortalecer a saúde pública em nosso estado”, afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Para acessar os serviços, as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o encaminhamento ao ambulatório de Planejamento Familiar do HPM. Com o encaminhamento, elas devem ligar para a Central de Marcação de Consultas e Exames pelo telefone (86) 2222-7150 para agendar a implantação do DIU no HPM.
“Nosso atendimento começa com um acolhimento humanizado. A paciente participa de uma conversa com diversas orientações sobre todos os métodos disponíveis e, junto com nossa equipe, escolhe qual o mais adequado para o seu perfil”, explicou a ginecologista e obstetra Eneísa Luz, integrante da equipe de Planejamento Familiar do HPM.
Fonte: CCOM-PI