Saúde

Pacientes de Manaus chegam em Teresina e são conduzidos para o Hospital Universitário

A operação para o transporte foi adiada três dias por conta da grande logística e também pela falta de oxigênio que o estado enfrenta.

Da Redação

Sexta - 15/01/2021 às 11:24



Foto: Rômulo Piauilino Pacientes de Manaus desembarcam em Teresina
Pacientes de Manaus desembarcam em Teresina


Os nove pacientes que vieram do Manaus (AM) chegaram em Teresina por volta das 11h40 desta sexta-feira (15).  A operação contou com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital Universitário (HU) e também da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve presente no local e afirmou que o Hospital Universitário tem estrutura para receber os pacientes encaminhados de Manaus. "Teresina junto com o Governo Federal estão preparados, não só de espaço como de corpo técnico da melhor qualidade possível. Esperamos que não precise mais, mas se precisar Teresina tem espaço para receber', disse

Dr. Pessoa também elogiou o preparo dos profissionais e lamentou o momento que vive o estado do Amazonas.

VEJA MAIS:

Diretor do HU diz que o Covid é um problema do país; pacientes não têm variante do vírus

Governo do Piauí cede EPIs e testes rápidos da Covid-19 para o Amazonas

 A logística de transporte dos pacientes até o Hospital Universitário foi definida assim que os pacientes pousaram em solo piauiense como explica a diretora do SAMU Teresina, Francina Amorim.

"Na medida que for autorizada a nossa entrada, nossos médicos vão entrar na aeronave, fazer a classificação, ver quais pacientes precisam ser retirados mais rápido. Esses pacientes irão de ambulância de suporte avançado e a partir daí nós vamos retirar de acordo com a gravidade e colocar nas ambulâncias de suporte básico." informou.


O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, garantiu assistência aos pacientes que chegam de Manaus "Estamos aqui com a equipe pronta que esses pacientes que vêm de tão longe, cheio de esperanças possam ser assistidos da melhor forma possível. Com toda segurança e qualidade que o Piauí pode oferecer a esses irmãos amazonenses nesse momento de tamanha dificuldade."

Agora eles seguirão para o Hospital Universitário onde foi montada uma estrutura para receber os pacientes. Os gestores afirmam que esse recebimento não vai prejudicar o fornecimento de leitos clínicos em Teresina.

Fonte: Com flash de Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: