
O jovem de 28 anos, que estava internado com suspeita de intoxicação por metanol, recebeu alta médica no sábado (4), após dois dias sob observação no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, no litoral do Piauí. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (6).
O caso chamou atenção após o paciente dar entrada na unidade de saúde apresentando sintomas como visão turva, dores abdominais e vômitos. Segundo apurado pelo Portal Piauí Hoje, ele relatou ter consumido gin caseiro na quarta-feira (1º). Após uma primeira ida ao hospital ainda naquele dia, ele foi medicado e liberado, mas retornou na sexta-feira (3), quando os sintomas se agravaram.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o hospital seguiu os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme a Nota Técnica Conjunta nº 360/2025, que orienta sobre os procedimentos em casos suspeitos de intoxicação por metanol. Exames laboratoriais foram solicitados para confirmar ou descartar a hipótese.
“O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) recebeu um paciente com sintomas que levantaram a suspeita de possível intoxicação por metanol. A unidade segue o protocolo institucional validado, elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde”, informou a Sesapi.
O caso também entrou no radar do Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha confirmou, no sábado (5), que acompanha a investigação. Segundo ele, foi solicitada notificação imediata de qualquer paciente que apresente sintomas semelhantes aos da intoxicação por metanol, especialmente diante do aumento anormal de ocorrências em alguns estados.
A Polícia Civil do Piauí foi acionada para investigar a origem da bebida consumida pelo jovem. O delegado Ayslan Magalhães, responsável pelo caso, já colheu o depoimento do paciente.
Notícias relacionadas
Chico Lucas diz que Piauí investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol
Ministro da Saúde confirma investigação por suspeita de intoxicação por metanol no Piauí
Piauí tem 1⁰ caso de suspeita de intoxicação por metanol; jovem está internado em Parnaíba