ALERTA

Número de casos de Covid-19 aumenta 731% em uma semana no Piauí

Com o avanço da doença no estado, a Sesapi já fez um alerta aos municípios


Teste de Covid-19

Teste de Covid-19 Foto: FMS

O Piauí apresentou um crescimento de 731%, nos casos positivos de Covid-19 em comparação com os últimos 14 dias de acordo com os dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 da 24ª Semana (12 a 18 de junho). A média móvel semanal  está em 19 casos. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta aos municípios para o reforço da vigilância contra a doença.

 Preocupada com este crescimento dos infectados, a Sesapi, emitiu um comunicado oficial aos municípios, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS, solicitando o reforço na vigilância em saúde, notificação e vacinação da população.

“A Sesapi sempre está vigilante a situação da Covid-19 no estado e este aumento de casos nos colocou em alerta. Com isso também chamamos atenção dos nossos municípios, para que mantenham a vigilância dos casos, realizando a notificação dos mesmos, disponibilizando locais para a testagem e continuando a campanha de vacinação com o chamamento da população para tomar todas as doses, pois esta é a melhor forma de frear ao avanço da doença”, disse o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Neris Júnior/Foto: Sesapi
Taxa de transmissibilidade 

Segundo o boletim, a taxa de transmissibilidade está em 1.05. As mortes pela doença continuam com a média móvel zerada. As internações por Covid-19 também apresentaram um crescimento, nos últimos sete dias, saindo de 24 pessoas internadas em leitos clínicos para 28. Nas UTI’s a média de ocupação era de 15 e subiu para 19 internados, já os leitos de estabilização saltaram de 04 para 08 a taxa de ocupação.

“Entre a primeira semana de abril e a última de maio, houve crescimento  na média móvel de casos semanais; quando se restringe à população adulta, essa diferença sobe para 120%. Sendo que em os meses de abril e maio foram marcados pela retomada dos casos. É fundamental que as pessoas retomem os cuidados, como uso de máscara em ambiente fechado, que os jovens e adultos tomem a dose de reforço da vacina e que ocorra a imunização das crianças a partir dos cinco anos. Vale lembrar que o papel das vacinas contra a Covid-19 não é o de evitar a contaminação, mas sim prevenir que a pessoa desenvolva uma forma grave da doença e precise de internação ou venha a óbito”, explica a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa.


Notificação de casos

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde também recomendou aos municípios sobre a necessidade de encerramento dos casos no Sistema E-SUS Notifica, pois a falta dessa rotina de enceramento não contabiliza o caso para o Ministério da Saúde e para o Boletim da Sesapi. No último boletim do dia 20 de junho foram registrados 820 casos que estavam represados, uma vez que os municípios não concluíram a inserção.

Amélia Costa/Foto: Sesapi
“Precisamos que nossos agentes, que fazem a inserção destes dados nos municípios, encerrem os mesmos e façam a conclusão dos casos notificados, pois sem a conclusão desses dados o Ministério da Saúde e a Sesapi não conseguem ter noção da realidade epidemiológica”, disse a coordenadora.

Para orientar os municípios sobre a necessidade de fechamento dos casos, a equipe do CIEVS da Sesapi  distribuiu Informe Técnico reforçando aos gestores municipais sobre a necessidade da rotina de encerramento e orientações de como fazê-lo corretamente.

“Deverão ser notificados todos os resultados de testes diagnóstico realizados, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos. A notificação deverá ser realizada no prazo de até 24 horas contado do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS. Esse serviço é de fundamental necessidade para que tenhamos um controle da situação epidemiológica do estado”, lembra Amélia Costa.

Fonte: Com informações da Sesapi

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: