
O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, em 2024, um aumento de 189% nas hospitalizações de idosos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por influenza, em comparação a 2023. Para alertar a população sobre os riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), realiza hoje (26) o evento Além da Gripe – um debate sobre os riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza.
O objetivo do encontro é destacar a sazonalidade da gripe, especialmente devido aos baixos índices de vacinação e aos riscos que essa situação pode trazer para a população idosa. As entidades organizadoras alertam que essa sazonalidade está ligada ao início do outono e à mudança climática em várias regiões do país, quando as baixas temperaturas podem favorecer a circulação mais intensa do vírus, aumentando a necessidade de proteção e o risco de hospitalizações.
Estudos das entidades indicam que, a partir dos 40 anos, o risco de ataque cardíaco aumenta em dez vezes e o de AVC em oito vezes nos primeiros três dias após uma infecção por influenza. Para os idosos, esse risco de AVC permanece elevado por até dois meses após a infecção, o que contribui para o aumento das admissões em UTI (que cresceram 187%) e também dos óbitos (que aumentaram 157%).
Fonte: Agência Brasil