A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) consolidou-se como referência em assistência de qualidade e humanização em 2024. De janeiro a novembro, a unidade, administrada pela Associação Reabilitar, realizou mais de 5 mil partos e registrou 64 mil atendimentos no Ambulatório Especializado para Gestantes e Crianças de Alto Risco. Os números refletem avanços significativos na saúde pública do Piauí.
Entre os destaques, estão a redução de 25% na mortalidade materna e de 21,8% na mortalidade infantil, comparados ao mesmo período de 2023. Segundo o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, os resultados são fruto de investimentos em tecnologia, infraestrutura e capacitação. “Nossos avanços se traduzem em resultados concretos. Isso é fruto de um trabalho conjunto que envolve dedicação, planejamento e compromisso com a vida”, afirmou.
A maternidade também reforçou o trabalho no Centro de Parto Normal (CPN), equipado com três quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) credenciados pelo Ministério da Saúde, promovendo partos naturais em ambiente seguro e acolhedor.
Além disso, a diretora Carmen Viana destacou o papel da análise detalhada de óbitos para a melhoria contínua. "Mensalmente, os casos são discutidos com a equipe, permitindo a implementação de planos de ação. Esse trabalho coletivo tem sido fundamental para alcançar resultados tão significativos", disse.
A humanização no atendimento também marcou o ano. Dalvina da Silva, de Juazeiro do Piauí, elogiou o cuidado recebido ao dar à luz sua filha em outubro. “Eu gostei do atendimento. Os profissionais são bem capacitados, muito gentis e me explicaram como cuidar da minha filha”, relatou.
Nota máxima no MEC
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) conquistou nota máxima – conceito 5 – em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento foi obtido durante a análise do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de seus hospitais-escola, destacando a excelência da unidade como campo de formação.
A NMDER foi reconhecida como um excelente campo prático para os estudantes de Medicina da UFPI. A avaliação faz parte de um processo nacional que analisa a qualidade dos cursos de Medicina, considerando aspectos como infraestrutura e campos práticos de aprendizado — elementos essenciais para a formação de médicos.
Fonte: CCOM-PI