
O Ministério da Saúde incluiu Teresina (PI) na lista de munícipios que serão contemplados pelo Novo PAC Seleções na área da saúde. A capital piauiense será beneficiada com novos equipamentos e unidades para ampliação do atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo presidente Lula (PT) na semana passada, em Juazeiro (BA).
Ao todo, Teresina vai receber uma policlínica, cinco ambulâncias do SAMU, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma Unidade Básica de Saúde (UBS), 18 kits de equipamentos para UBS e um kit de equipamentos para teleconsultas.
A policlínica que será construída em Teresina terá uma estrutura inovadora que expandirá a cobertura do atendimento com médicos de diferentes especialidades, definidas com base no perfil da população. Além disso, a população será atendida com a realização de exames gráficos e de imagem para a realização de diagnósticos e pequenos procedimentos.
Em todo país foram selecionadas 11.904 propostas na área de saúde de 5.290 cidades, alcançando 95% dos municípios brasileiros, de todos os 26 estados e Distrito Federal. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa. No total, serão destinados R$ 6 bilhões.
"Essa seleção se soma ao que anunciamos no ano passado. O presidente Lula pediu que nós avançássemos na digitalização do SUS, para possibilitar que as pessoas em qualquer lugar, às vezes no distrito, possa ter acesso, mesmo que remotamente, a uma consulta, um especialista, que às vezes está distante. Por isso nós vamos distribuir 7 mil kits de teleconsulta nas UBS", destacou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável por coordenar o Novo PAC.