O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza, neste sábado (7), das 9h às 15h, atendimentos médicos abertos ao público, sem a necessidade de marcar consulta, para avaliar lesões de pele suspeitas. A ação é parte da campanha Dezembro Laranja, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Criada em 2014, a campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Durante o evento no Hospital Universitário da UFPI, a comunidade poderá contar com a avaliação gratuita de dermatologistas especializados, que realizarão exames de pele e fornecerão orientações essenciais sobre a saúde da pele.
O câncer de pele é, em muitos casos, silencioso, mas pode ser tratado com sucesso quando identificado no início. O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta as chances de cura e reduz o impacto da doença na saúde do paciente. Com isso, a campanha alerta a população sobre a importância de verificar regularmente a pele em busca de sinais suspeitos, como manchas, pintas ou lesões que mudam de forma, tamanho ou cor.
Fatores de risco como histórico familiar de câncer de pele, exposição excessiva ao sol, uso inadequado de protetor solar ou a presença de muitas pintas no corpo também são pontos que devem ser observados. Durante o evento, os participantes serão orientados sobre os melhores cuidados com a pele, o uso correto de protetor solar e hábitos saudáveis para reduzir os riscos de desenvolver a doença.
Participe da Campanha
Para saber mais sobre os postos de atendimento em Teresina e em outras regiões do Brasil, acesse o site oficial da SBD: sbd.org.br/dezembrolaranja.
Cuide da sua pele, previna-se e incentive familiares e amigos a fazerem o mesmo. A prevenção é o melhor caminho para garantir a saúde e qualidade de vida para todos.