
A respeito de matéria publicada no portal Piauí Hoje.Com sobre explicações do secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz Santos, sobre regulação das internações hospitalares, a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) esclarece que, ao contrário do que foi noticiado, o hospital não é porta aberta.
A nota diz também que: "O HUT opera com um sistema de porta fechada. Isso significa que todos os pacientes que necessitam de leitos no HUT são regulados através do Sistema de Regulação (Central de Regulação de Leitos). Ou seja, o paciente não vai diretamente por meios próprios ao Hospital, e sim de ambulância, após autorização da regulação.
Além disso, a informação de que o HUT atende mesmo se não tiver vaga em leitos está incompleta. Isso é chamado de vaga zero, e acontece em casos de trauma levado pelo SAMU Teresina e algumas situações clínicas definidas dentro do perfil do estabelecimento.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a qualidade na assistência à população, garantindo um atendimento organizado e eficiente para quem mais precisa", afirma a nota.