CORONAVÍRUS

Covid-19: Pacientes do Maranhão ocupam leitos de UTI no Piauí, diz secretário de Saúde

Florentino Neto tem dialogado com o Governo do Maranhão para solucionar o problema


Secretário de Saúde Florentino Neto

Secretário de Saúde Florentino Neto Foto: Piauí Hoje

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, comunicou que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) do Piauí vem recebendo diariamente pacientes dos municípios do Maranhão. Os municípios do Piauí mais procurados pelos maranhenses é Parnaíba, Teresina e principalmente em Floriano. O secretário dialogou com o Governo do Maranhão sobre o assunto e foi informado que o estado vizinho vai reforçar os leitos de UTI em Chapadinha e Tutóia para resolver a situação no Piauí.

“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados”, disse Florentino Neto.

Ao todo, o Piauí tem recebido pacientes do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, totalizando mais de 86 86 casos positivos de Covid-19 em pacientes oriundos de outros estados. "São pessoas que foram atendidas e diagnosticadas como casos confirmados, mas que não entram nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e têm os resultados encaminhados para seus estados de origem", disse a nota da Sesapi.



Com relação a Teresina, onde está a maioria dos pacientes, foi instalada uma unidade de terapia intensiva no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon. “Nós solicitamos um acompanhamento da situação dessa cidade e de  Floriano, já que o único paciente na UTI do Hospital Regional Tibério Nunes é oriundo do estado vizinho”, lembra Florentino Neto.
Segundo o secretário, a Sesapi está mantendo um diálogo constante com o Governo do Maranhão para preservar os leitos do Piauí e garantir da forma que foram dimensionados. “O nosso Plano de Contingência foi todo direcionado levando em conta a população do Piauí, por isso que estamos buscando solucionar esta questão”, enfatiza o gestor.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

De acordo com o último boletim divulgado pela SESAPI na noite dessa terça-feira (20), o Piauí tem 380 pacientes com Covid-19 hospitalizados, sendo que 244 estão em leitos clínicos e 134 em leitos de UTIs. Dois ocupam leitos de estabilização. O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Estado é de 2.637.

MÉDICO DISCORDA DAS BARREIRAS NAS FRONTEIRAS 

O médico cubano Jésus Riveiro, que tem tido sucesso com seu tratamento nos pacientes de Covid-19, é contra o fechamento das fronteiras do Piauí. Ele defende que outros estados estão desesperados por tratamento contra o coronavírus e precisam de ajuda. 

 " Sou a favor da abertura das fronteiras do Piauí com o Maranhão e o Ceará para atender os irmãos dos outros estados que estão desesperados e precisam de ajuda e tratamento contra o coronavirus. Nós vamos tratar todos. Nossa missão é salvar vidas de qualquer lugar do mundo", disse o médico.

Fonte: Com informações da Sesapi

Próxima notícia

Dê sua opinião: