CAPACITAÇÃO

Cojuv capacita servidores na prevenção ao suicídio

Equipe do órgão fará curso e, depois, capacitação com Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sesapi


Prevenção ao suicídio

Prevenção ao suicídio Foto: Divulgação

Os servidores da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) farão um treinamento interno para a prevenção ao suicídio. A iniciativa ocorre a partir de motivação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio.

O grupo é composto por uma equipe multiprofissional e interinstitucional e está ligado diretamente à Gerência de Atenção a Saúde Mental – GASM/Sesapi, num esforço coletivo para prevenir o suicídio. As reuniões são mensais e, a partir delas, a Diretoria de Políticas Sociais da Cojuv elaborou um plano de trabalho que visa a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho e também com o público-alvo da coordenadoria, que são as juventudes.

“Nesse momento, estamos trabalhando com o nosso quadro pessoal. Orientamos nossa equipe a fazer o curso de prevenção ao suicídio que está disponível na plataforma AVASUS, com uma carga horária de 65 horas. O curso tem como objetivo qualificar os profissionais em torno do tema e da prevenção ao suicídio, possibilitando e promovendo uma reflexão desses profissionais sobre as possibilidades de manejo nos casos de um comportamento suicida”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

A Cojuv já realiza atividades em torno do tema, como é o caso do bate-papo sobre valorização da vida, atividade que ocorre pelo projeto Caravana Juventude Ativa. “É com a intenção de dar continuidade a essas ações que a Cojuv já vem desenvolvendo que agora queremos qualificar 100% da nossa equipe na prevenção ao suicídio”, explicou a diretora.

Na primeira semana de maio, haverá um segundo momento que consistirá em uma “Atividade de Sensibilização e Capacitação da Equipe da Cojuv” que também será online, mas uma atividade síncrona sob a coordenação de um representante do Grupo de Trabalho Interinstitucional.

Fonte: Governo do Piauí

Próxima notícia

Dê sua opinião: