Cidades do Piauí com 60% da população imunizada com a segunda dose, podem ter a opção de liberar o uso de máscara em locais fechados. A decisão foi divulgada hoje (12), pela Secretaria de Estado da Saúde, através do Comitê de Operações Emergenciais (COE)
De acordo com a Sesapi, o uso fica obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.
O dados da Sesapi, indicam que 10 municípios do Piauí estão com 70% da população elegível com a dose de reforço; 40 municípios têm 60 a 69% da população com a dose de reforço e 84 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo. A capital piauiense tem 49,95% da população com a dose de reforço.
“É obrigatório também o uso em locais com alto potencial de contaminação como transporte público. A população não está proibida de usar máscara, muito pelo contrário. Ela é uma proteção eficaz contra os vírus como o da Influenza, mas a vacinação é a principal arma contra defesa contra novas variantes do coronavírus”, diz o secretário Secretário de Saúde, Neris Júnior.