Saúde

COVID

COE aprova a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos no Piauí

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta sexta-feira (25), mas passa a valer apenas após a publicação em decreto

Sexta - 25/03/2022 às 14:09



Foto: Divulgação Reunião do COE
Reunião do COE

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) aprovou a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, no Piauí. Em locais fechados, o uso da proteção ainda é obrigatório. A decisão foi tomada em reunião, que aconteceu na manhã desta sexta-feira(25).

A decisão pela liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos foi tomada após análise criteriosa dos dados da pandemia, que apresentaram o Piauí com índices favoráveis. “Nunca estivemos em uma situação tão favorável, nesses dois anos de pandemia. Estamos em um momento privilegiados em comparação aos demais estados do Nordeste. Todos os indicadores estão em uma fase verde. Hoje nesta reunião, estou muito contente com nossa população, que nos ajudou também, seguindo as medidas dos decretos e tomando à vacinas, e esses números são um reflexo ”, disse o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Média móvel de óbitos por Covid-19 está zerada no Piauí

Idosos a partir de 80 anos recebem 4ª dose da vacina contra Covid amanhã (25) em Teresina

Entenda os riscos dos mais de 140 remédios para emagrecer proibidos pela Anvisa

Segundo a decisão do COE-PI, as máscaras ainda continuarão obrigatórias em locais fechados e também para as pessoas imunossuprimidas. O comitê também deliberou sobre a ocupação dos locais de eventos. No Piauí está liberada a ocupação de 100% em locais abertos e 80% do público em locais fechados, condicionada a entrada somente daqueles que apresentarem o cartão de vacina com o esquema vacinal completo. “A partir de agora só poderá ingressar nos eventos aqueles que tiverem com a dose de reforço aplicada. Porém aqueles que tomaram as duas doses, e ainda não estão no prazo de tomar a dose de reforço, poderão entrar nestes locais”, explica a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

A diretora ainda destaca que “a liberação entrará em vigor a partir da publicação do decreto, pois o COE orienta e o decreto disciplina.”

Durante a reunião do comitê também foi decidida a aplicação da quarta dose da vacina, contra a Covid-19, em pessoas acima de 60 anos e nos profissionais da saúde, que receberam a terceira dose há mais de 04 meses. “Em detrimento da quantidade de doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, e que estão nos estoques do município iremos iniciar a próxima semana a aplicação da quarta dose nos indivíduos acima de 60 anos e nos profissionais de saúde. Cada município irá elaborar o seu calendário de vacinação”, pontua o superintendente de Atenção à Saúde e Município, Herlon Guimarães.

Na reunião, por orientação do governador Wellington Dias, foi aprovada ainda um certificado para os servidores, que atuaram na linha de frente de combate a Covid-19, que trarão benefícios na carreira. “Estes benefícios ainda serão decididos pela Secretaria de Governo. Mas não podemos sair sem agradecer a esses profissionais tão essenciais na luta contra este vírus, vocês nos enchem de orgulho”, disse Florentino Neto.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: