PROJETO

Vereadora defende que donos de animais domésticos recolham dejetos nas vias públicas

No Projeto de Lei é colocado que os donos de cães, gatos e outros animais domésticos são obrigados a fazer a limpeza e a remoção das fezes


Passeando com o cachorro

Passeando com o cachorro Foto: Equilíbrio Total Alimentos

Tramita na Câmara dos Vereadores de Teresina um Projeto de Lei que determina os tutores de animais de estimação limpem as fezes em praças e parques da capital piauiense. A proposta foi apresentada pela vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota).

No Projeto de Lei é colocado que os donos de cães, gatos e outros animais domésticos são obrigados a fazer a limpeza e a remoção das fezes. É colocado ainda que devem destinar adequadamente às fezes dos pets.

O Projeto de Lei estipula uma multa de até um salário mínimo para quem descumprir a obrigação a ser administrada por meio da Prefeitura de Teresina.

De acordo com a parlamentar, o recolhimento das fezes durante o passeio com o animal é importante, não só para manter os espaços limpos, mas para evitar doenças.

“Muitos teresinenses tem essa prática de levarem seus animais para defecarem na rua. O grande problema é que boa parte não os limpa. Além do mau-cheiro, isso pode proliferar doenças e depois a culpa vai para os animais. Então, com essa Lei queremos acabar com essa situação”, disse. Outro Projeto de Lei da parlamentar patriota obriga a administração de condomínios residenciais a disponibilizar sacos plásticos para o recolhimento de fezes de animais domésticos.

O descumprimento da medida estabelece multa que será convertida para Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: