
Entre a noite de ontem (06) e a madrugada de hoje (07), a Câmara dos Deputados aprovou o texto da reforma tributária. A votação que ocorreu em dois turnos obteve no primeiro o placar de 382 a 118 e no segundo 375 a 113.
Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pelo menos 308 deputados, ou três quintos da Câmara, deveriam votar a favor do texto para a aprovação.
Entenda
Em linhas gerais, a proposta da reforma tributária prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais; ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal.
A última versão também prevê zerar os tributos sobre a cesta básica e criar o 'imposto do pecado', sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS seriam substituídos por dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios.
- Relator da Reforma Tributária destaca atuação do governador Rafael Fonteles
- Câmara aprova PEC da reforma tributária
Como votaram os parlamentares piauienses
Atila Lira (PP): Sim (nos dois turnos);
Castro Neto (PSD): Sim (nos dois turnos);
Dr. Francisco (PT): Sim (nos dois turnos);
Flavio Nogueira (PT): Sim (nos dois turnos);
Florentino Neto (PT): Sim (nos dois turnos);
Jadyel Alencar (PV): Sim (nos dois turnos);
Júlio Arcoverde (PP): Sim (nos dois turnos);
Júlio Cesar (PSD): Sim (nos dois turnos);
Marcos Aurélio Sampaio (PSD): Sim (nos dois turnos);
Merlong Solano (PT): Sim (nos dois turnos).