Política

DENÚCIAS ELEITORAIS

TSE recebe mais de mil denúncias de irregularidades em campanhas

São Paulo lidera com maior número de denúncias através do app Pardal.

Teresinha Ferreira

19 de agosto de 2026 às 21:08 ▪ Atualizado há 41 minutos

Ver resumo
  • O TSE recebeu 1.103 denúncias de irregularidades em propagandas eleitorais.
  • As denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal.
  • São Paulo lidera o número de denúncias com 193 casos.
  • Outros estados com muitos relatos incluem Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
  • Principais irregularidades: propaganda em bens públicos, shows fora do prazo e fake news.
  • Pardal garante sigilo e exige login com e-Título ou Gov.br.
  • Denúncias são encaminhadas ao Ministério Público e juízes eleitorais.
  • Campanha eleitoral iniciou em 16 de agosto e vai até 3 de outubro.
  • Eleições serão em 4 de outubro, com possível segundo turno em 25 de outubro.

Agência Brasil Denúncias de irregularidades em campanhas
Denúncias de irregularidades em campanhas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 1.103 denúncias de irregularidades em propagandas eleitorais nos primeiros dias das campanhas deste ano. As informações foram coletadas por meio do aplicativo Pardal, uma plataforma oficial que permite o registro de infrações eleitorais.

São Paulo é o estado com o maior número de denúncias, totalizando 193. Outros estados com altos índices incluem Pernambuco (106 denúncias), Paraná (102), Rio Grande do Sul (95) e Minas Gerais (89).

As principais irregularidades relatadas envolvem propaganda em bens públicos, shows com artistas fora do prazo permitido e a disseminação de notícias falsas na internet.

O aplicativo Pardal, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store, exige login utilizando a senha do e-Título ou a plataforma Gov.br. A Justiça Eleitoral assegura o sigilo do denunciante.

Após o envio, as denúncias são encaminhadas para autoridades como o Ministério Público e juízes eleitorais para investigação e possível ação.

A campanha eleitoral teve início no último domingo, 16 de agosto. Os candidatos podem realizar eventos como carreatas e passeatas, respeitando regras quanto às distâncias de hospitais e escolas, até o dia 3 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições.

As eleições de 4 de outubro definirão cargos como deputados, governadores e presidente. Um possível segundo turno está previsto para 25 de outubro, caso necessário.

Notícias relacionadas

Fonte: Agência Brasil