Política

DECISÃO DO TSE

TSE mantém retirada de posts sobre Nossa Senhora Aparecida

Decisão atende pedido de Flávio Bolsonaro e é confirmada no julgamento virtual

Teresinha Ferreira

01 de setembro de 2026 às 00:35 ▪ Atualizado há 58 minutos

Ver resumo
  • O TSE formou maioria para manter a retirada de postagens relacionadas a Nossa Senhora Aparecida durante as eleições.
  • A decisão inicial foi do ministro André Mendonça, a pedido de Flávio Bolsonaro.
  • A decisão foi apoiada por Nunes Marques, Dias Toffoli e Ricardo Villas Bôas Cueva.
  • O julgamento começou de forma virtual e deve encerrar no mesmo dia.
  • Ainda restam votar três ministros: Estela Aranha, Floriano de Azevedo Marques e Sebastião Reis Júnior.
  • O TSE decidirá se a remoção incluirá postagens "notoriamente inverídicas" e críticas ou sátiras.
  • O caso começou com uma postagem do humorista Antonio Tabet criticando Flávio Bolsonaro.
  • Luiz Fux restabeleceu a ordem de remoção inicialmente suspensa por Flávio Dino do STF.
  • O presidente do STF, Edson Fachin, não incluiu o caso na pauta da sessão do STF.

Agência Brasil Posts sobre Nossa Senhora Aparecida
Posts sobre Nossa Senhora Aparecida

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria de votos nesta quarta-feira (30) para manter a retirada de postagens sobre Nossa Senhora Aparecida das redes sociais durante as eleições. A decisão inicial havia sido tomada pelo ministro André Mendonça, atendendo a um pedido do candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL).

A decisão foi acompanhada pelo presidente do TSE, Nunes Marques, e pelos ministros Dias Toffoli e Ricardo Villas Bôas Cueva. O julgamento, realizado de forma virtual, começou na manhã de hoje e está previsto para encerrar às 23h59.

Restam votar os ministros Estela Aranha, Floriano de Azevedo Marques e Sebastião Reis Júnior. Os ministros ainda discutirão se o entendimento vai abranger também postagens identificadas como "notoriamente inverídicas" ou se críticas e sátiras serão removidas.

O caso teve início após o humorista Antonio Tabet publicar uma mensagem no X criticando a relação da "família miliciana" com Nossa Senhora Aparecida. Flávio Bolsonaro argumentou que a postagem continha informações falsas sobre ele.

Após a ordem de remoção de Mendonça, a decisão foi temporariamente derrubada pelo ministro Flávio Dino do STF, mas posteriormente restabelecida por Luiz Fux.

O presidente do STF, Edson Fachin, decidiu não incluir o caso na pauta da sessão do STF desta quarta-feira.

Notícias relacionadas

Fonte: Agência Brasil