Política

JULGAMENTO TSE

TSE inicia julgamento sobre retirada de posts sobre Nossa Senhora

Decisão de André Mendonça sobre Flávio Bolsonaro é tema de análise no TSE

Teresinha Ferreira

30 de setembro de 2026 às 12:06 ▪ Atualizado há 42 minutos

Ver resumo
  • O TSE iniciou o julgamento sobre a decisão de remoção de postagens ligando Flávio Bolsonaro à retirada do título de padroeira de Nossa Senhora Aparecida.
  • O ministro André Mendonça, autor da decisão original, votou pela manutenção da remoção das postagens.
  • O julgamento conta com a participação de outros seis ministros, incluindo Dias Toffoli e Nunes Marques.
  • O STF havia intervenido no caso anteriormente através dos ministros Flávio Dino e Luiz Fux, com Fux remetendo o caso ao TSE.
  • As postagens incluíam críticas do humorista Antonio Tabet, consideradas fake news por Mendonça.
  • Mendonça defende que a remoção não afeta a liberdade de expressão, mas visa evitar disseminação de informações falsas durante o período eleitoral.

Agência Brasil André Mendonça
André Mendonça

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar nesta quarta-feira (30) a decisão do ministro André Mendonça que determinou a remoção de postagens associando o presidenciável Flávio Bolsonaro à retirada do título de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Com a sessão virtual marcada para durar até a noite desta quarta, apenas Mendonça votou até o momento, defendendo a manutenção da sua decisão por retirar as publicações. Participam do julgamento os ministros Dias Toffoli, Estela Aranha, Floriano de Azevedo Marques, Nunes Marques, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis Júnior.

O caso é analisado após uma série de liminares, inclusive a intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF) com os ministros Flávio Dino e Luiz Fux.

No último domingo (27), Flávio Dino suspendeu a decisão de Mendonça, alegando cerceamento da liberdade de expressão. Fux, no entanto, reverteu a decisão a pedido da campanha de Bolsonaro, remetendo o caso para julgamento no TSE.

As postagens questionadas incluem uma do humorista Antonio Tabet, que descreveu um posicionamento crítico sobre o tema nas redes sociais. Mendonça classificou as alegações como fake news, justificando a remoção devido à veiculação de informações inverídicas.

Mendonça argumenta que sua decisão não atinge a liberdade de expressão, pois é uma resposta a afirmações factualmente infundadas contra um candidato durante o período eleitoral. Ele reitera que o foco é evitar a circulação de mensagens que imputam falsamente a Flávio Bolsonaro haver articulado a retirada do título de padroeira de Nossa Senhora Aparecida.

Notícias relacionadas

Fonte: Agência Brasil