Política

AGENDA

Themístocles Filho busca em Brasília avanço de obras rodoviárias e expansão de IFs

A agenda incluiu reuniões no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e no Ministério da Educação (MEC)

Da Redação

Terça - 25/11/2025 às 10:20



Foto: Ascom/Vice-Governadoria Reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnol
Reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnol

O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, cumpriu nessa segunda-feira (24), uma série de compromissos em Brasília para tratar da conclusão de obras rodoviárias e da expansão da educação profissional no estado. A agenda incluiu reuniões no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e no Ministério da Educação (MEC), além de audiências com órgãos federais estratégico.

Themístocles estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Severo Eulálio; do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio; e do vereador de Esperantina, Epaminondas Albuquerque.

No DNIT, a comitiva foi recebida pelo assessor técnico da diretoria-geral, Adriano de Sousa, para tratar da etapa final da BR-222. Themístocles informou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, já garantiu a conclusão da obra, que inclui a construção de cinco pequenas pontes, nos próximos meses. 

O grupo também discutiu a continuidade das intervenções na BR-316, especialmente no trecho de Picos, considerado estratégico para o desenvolvimento regional e o escoamento da produção.

“Estamos mapeando demandas e trabalhando incansavelmente para garantir melhorias estruturais para o nosso estado”, afirmou o vice-governador.

No Ministério da Educação, Themístocles Filho se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, para tratar da expansão dos Institutos Federais nos municípios de Altos, Barras e Esperantina.

 O deputado Marcos Aurélio Sampaio reforçou o compromisso em aprovar o projeto que já está no Congresso Nacional e prevê concurso público para contratação de professores e técnicos. A expectativa é que as medidas sejam efetivadas até março de 2026.

Encerrando os compromissos do dia, o vice-governador esteve em audiência com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para tratar de pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento da educação no Piauí.

Fonte: Com informações da Secom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: