Política

Tamboril do Piauí: Câmara adia votação de parecer do TCE que reprovou contas da prefeitura

Prefeita Ana Delcides Figueiredo Guedes (MDB) teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e tenta reverter reprovação na Câmara de Vereadores

Da Redação

Sexta - 24/06/2022 às 11:42



Foto: 180 graus Prefeitura de Tamboril do Piauí
Prefeitura de Tamboril do Piauí

A Câmara Municipal de Tamboril do Piauí, município de pouco de 2,7 mil habitantes localizado na região do semiárido piauiense, decidiu adiar para o segundo semestre a votação que estava marcada para esta sexta-feira (24) sobre um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que encaminhou pela rejeição das contas da prefeitura.

A informação foi confirmada ao Piauí Hoje pelo presidente da casa, o vereador Reginaldo Paladino (MDB). “Essas contas não serão votadas hoje. Vamos analisar e votar no segundo semestre”, disse.

Se trata do exercício financeiro da gestão municipal de 2018. De acordo com as alegações do tribunal, as contas do município, sob responsabilidade da prefeita Ana Delcides Figueiredo Guedes (MDB) foram reprovadas por unanimidade pelo plenário do tribunal.

Prefeita de Tamboril do Piauí, Ana Delcides (MDB) 

Dentre as alegações apontadas pelo TCE, estão o descumprimento do limite legal de 54% nos gastos com despesa de pessoal do poder executivo, a abertura de créditos adicionais com publicação de decretos fora do prazo estabelecido na Constituição Estadual, atraso na entrega do Sagres-Folha, insuficiência na arrecadação da receita tributária, despesas contabilizadas indevidamente como outros serviços de terceiros, indicador do FUNDEB negativo, e discrepâncias na avaliação IEGM e no Portal da Transparência.

A prefeitura tenta conseguir dois terços dentro dos nove vereadores da Câmara para não ter as contas rejeitadas. Atualmente, três vereadores são de oposição, além dos cinco de situação e o presidente da Câmara – que não vota em processos assim.

Nós procuramos a Chefia do Gabinete da prefeitura de Tamboril do Piauí, mas não tivemos retorno até a publicação desta reportagem. O espaço está disponível para os esclarecimentos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: