Política

STF desbloqueia bens de Lula após decisão arbitrária de juiz de Curitiba

Ministros do Supremo decidiram que a Justiça Federal não poderia ter mantido o bloqueio após a Corte julgar a Justiça de Curitiba incompetente para julgar Lula no caso do tríplex de Guarujá

Da Redação

Sexta - 26/11/2021 às 19:48



Foto: Ricardo Stuckert Ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (26),  desbloquear os bens do ex-presidente Lula (PT) após recurso da defesa do petista Por maioria de três votos a um, os ministros concordaram que a Justiça Federal de Curitiba não poderia ter mantido o bloqueio após o Supremo, no início do ano, declarar o juízo incompetente para julgar e processar as ações relacionadas ao Tríplex de Guarujá (SP).

À época, foram anuladas as condenações contra Lula, mas a 13ª Vara Federal de Curitiba, com decisão do juiz Luiz Antonio Bonat, decidiu manter os bens do ex-presidente bloqueados. De acordo com os advogados do ex-presidente, o juiz estava descumprindo decisão do Supremo, que determinou que os autos dos processos fossem enviados para o Distrito Federal.

Apenas o lavajatista Edson Fachin, que contraditoriamente deferiu a liminar tornando a Justiça de Curitiba incompetente para julgar Lula no caso do tríplex, votou a favor de Bonat. Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Kássio Nunes Marques votaram contra o bloqueio dos bens. A Segunda Turma do STF está sem um ministro desde que Cármen Lúcia foi para a Primeira Turma.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: