FECHAMENTO

Sindicato defende “lockdown” no comércio no período de carnaval

De acordo com a direção do Sindicato dos Comerciários, a abertura do comércio no carnaval vai gerar aglomeração e expor os trabalhadores e trabalhadoras e clientes


Carnaval

Carnaval Foto: Divulgação

O Sindicato dos Comerciários concorda com a suspensão do carnaval em Teresina, mas é contra a abertura do comércio neste período, principalmente em virtude da categoria ter feito banco de horas para folgar no carnaval e semana santa, como acontece nos últimos 20 anos.
De acordo com a direção do Sindicato dos Comerciários, a abertura do comércio no carnaval vai gerar aglomeração e expor os trabalhadores e trabalhadoras e clientes, que tem possibilidades reais de se contaminarem pelo Covid-19, já que há previsão do aumento da doença no mês de fevereiro, segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.

Analistas do mercado sobem estimativa de inflação em 2021 e veem alta maior do PIB

Ambev fecha parceria com a startup FNM para a produção de mil veículos elétricos

Dulce Pugliese ultrapassa Luiza Trajano e se torna a mulher mais rica do Brasil


Em função disso, o Sindicato dos Comerciários defende “lockdown” no comércio no período de carnaval, proibindo de forma severa qualquer tipo de festa e aglomeração. A folga não é para os trabalhadores e trabalhadoras se aglomerarem em festas, bailes ou restaurantes, mas é um direito garantido, por ter trabalhado e feito o banco de horas no período natalino.
Diante do agravamento da crise sanitária, este será o único momento de isolamento da categoria comerciária, evitando a aglomeração em lojas e a utilização do transporte coletivo, contribuindo assim para a diminuição da transmissão da Covid-19.
PONTO FACULTATIVO DO SERVIÇO MUNICIPAL
Segundo ainda direção do Sindicato dos Comerciários, quando a Prefeitura de Teresina retira o ponto facultativo do serviço municipal, por tabela, está autorizando o funcionamento de bares, restaurante e todos os outros serviços que não são essenciais.
Suspendendo o carnaval, mas permitindo que o comércio funcione, a Prefeitura de Teresina está sobrepondo a questão econômica à saúde pública.
ASSEMBLEIA GERAL DIA 28
Para discutir e deliberar sobre a proposta patronal, como questões salariais e abertura do comércio no carnaval, o Sindicato dos Comerciários realizará assembleia geral, na próxima quinta-feira (28), a partir das 18h30, no estacionamento da entidade.

Fonte: Ascom Sindicato dos Comerciários

Próxima notícia

Dê sua opinião: