O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e os ministros Wellington Dias e Guilherme Boulos cumprem agenda nesta quinta-feira (5), às 8h, no Quilombo Mimbó, localizado no município de Amarante.
Durante a visita, as autoridades acompanham a construção de uma unidade do Sisteminha, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que transforma pequenos espaços em polos integrados de produção de alimentos.
Na sequência, a programação segue no espaço cultural da comunidade com a assinatura do convênio do programa Acredita no Primeiro Passo com a Associação do Quilombo Mimbó. A agenda também inclui a inauguração de uma Sala de Computação, realizada em parceria com o Ministério das Comunicações, além da entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O roteiro oficial será encerrado com uma visita ao Mirante da comunidade, obra que busca fortalecer o potencial turístico da região.
O Quilombo Mimbó receberá 10 unidades do Sisteminha, ampliando a produção coletiva do Grupo de Mulheres Mãe Doca, formado por 31 agricultoras. As estruturas incluem tanques para criação de peixes, espaço para criação de galinha caipira, horta e área destinada à compostagem.
PAA fortalece mulheres do Mimbó
A Associação da Negritude do Quilombo Mimbó teve aprovado seu primeiro projeto no PAA, com investimento de R$ 310 mil. A iniciativa envolve 31 agricultoras e prevê a distribuição de 59 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 20 mil famílias em situação de vulnerabilidade social até dezembro de 2026.
No Piauí, o PAA Quilombola já destinou R$ 2 milhões entre 2023 e 2025. O Quilombo Mimbó teve acesso aos recursos em 2023 e também está incluído no planejamento para 2026.
O município de Amarante recebeu 195 cisternas entre 2023 e 2025. No Quilombo Mimbó, 53 famílias já haviam sido beneficiadas anteriormente com a instalação dos reservatórios.
Mais conteúdo sobre:
#Quilombo Mimbó #Rafael Fonteles #Wellington Dias #Guilherme Boulos #Sisteminha #PAA Quilombola #Amarante Piauí #agricultura familiar