Na primeira pesquisa para medir o potencial dos possíveis candidatos a governador do estado do Piauí após as eleições de 2024, o atual governador Rafael Fonteles (PT) aparece como candidato praticamente imbatível e seria reeleito no primeiro turno nas eleições de 2026 e com ampla vantagem em todos os cenários pesquisados.
Pela pesquisa, o principal e mais forte adversário de Rafael seria o senador Ciro Nogueira (Progressistas), ex-ministro da Casa Civil no Governo Bolsonaro, que aparece com 21,59% dos votos válidos, enquanto Rafael alcança 78,41%. Na pesquisa, a diferença entre os dois é de 56,82% em favor do atual governador do Piauí.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Amostragem entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025, foi divulgada neste domingo (02.02) e revela que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), seria reeleito no primeiro turno com ampla vantagem em todos os cenários testados. Os números reforçam a liderança política do grupo de Rafael Fonteles e Wellington Dias no Piauí, impulsionada pela aprovação da gestão petista no estado.
Até 89% dos votos validos
O estudo, que ouviu 1.137 eleitores em 49 municípios do estado, mostra o governador com até 89,38% dos votos válidos em simulações contra possíveis adversários do Progressistas. Na corrida para o Senado, Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) lideram as intenções de voto, com destaque para o apoio do presidente Lula.
A pesquisa aponta que o governador Rafael Fonteles (PT) consolidou sua liderança política no Piauí e seria reeleito no primeiro turno em cinco cenários distintos. O estudo, que entrevistou 1.137 pessoas em 49 municípios do estado, considerou a proporcionalidade de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, com margem de erro de 2,85% e nível de confiança de 95%.
Nos cenários testados, Fonteles aparece com folga em confrontos diretos contra possíveis adversários do Progressistas. No primeiro cenário, enfrentando o senador Ciro Nogueira, o governador teria 78,41% dos votos válidos, contra 21,59% do parlamentar. Já em uma disputa contra a deputada Gracinha Mão Santa, a vantagem de Fonteles aumenta para 82,75%, contra 17,25% da adversária.
O governador amplia ainda mais sua liderança em simulações contra Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano, com 85,01% dos votos válidos, e contra a ex-vice-governadora Margarete Coelho, com 86,87%. No último cenário, contra a suplente de vereadora Samantha Cavalca, Fonteles alcançaria sua maior votação: 89,38% dos votos válidos, contra 10,62% da adversária.
Disputa para o Senado
A pesquisa também avaliou as intenções de voto para as duas vagas de senador do Piauí nas eleições de 2026. Quatro nomes foram apresentados: os atuais senadores Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (Progressistas), o deputado federal Júlio César (PSD) e o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.
No cenário com os quatro candidatos, Marcelo Castro lidera com 51,16% dos votos válidos, seguido por Ciro Nogueira (40,34%), Júlio César (27,32%) e Joel Rodrigues (20,62%). Quando o apoio do presidente Lula é considerado, Marcelo Castro alcança 54,31% das intenções de voto, enquanto Júlio César fica com 37,94%. Ciro Nogueira aparece com 35,03%, e Joel Rodrigues com 19,80%.
Os resultados da pesquisa reforçam a sólida liderança de Rafael Fonteles no cenário político do Piauí, consolidada pelo bom desempenho de seu governo e pela força do grupo político que integra ao lado de Wellington Dias. O estudo também mostra que, na eleição para o Senado, a influência do presidente Lula no Piauí é decisiva, com Marcelo Castro e Júlio César liderando as intenções de voto.